1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (864.346 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos do Pronatec

Quem busca por uma capacitação profissional, mas não tem condições de arcar com as mensalidades de uma graduação ou não quer perder muito tempo pode optar por um curso técnico. A maioria deles é pago, mas com o PRONATEC você consegue uma vaga gratuita em uma instituição parceira. Além disso, o curso tende a durar de 1 ano e meio a 2 anos, às vezes menos, de acordo com a opção feita.

Todos os cursos técnicos possuem um certificado válido em todo o território nacional, o que possibilita maior inserção no mercado de trabalho. A seguir, nós falaremos de um curso ofertado por meio do PRONATEC que você pode tentar em sua cidade.

Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos do Pronatec

Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos do Pronatec

Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos Pronatec

Assim como os demais cursos do catálogo do PRONATEC, o Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos é reconhecido e aprovado pelo MEC. O objetivo do curso é preparar o aluno para obter informações e registros importantes da vida do paciente para que possa atuar no acompanhamento, no diagnóstico e na melhoria do dependente químico. Por isso, durante o curso, o aluno também aprende sobre a legislação vigente, os direitos humanos, reinserção social e demais assuntos da área.

O profissional da área é o responsável por coordenar programas ou serviços de reabilitação, com o objetivo de obter melhorias no estado do indivíduo. É capacitado a realizar campanhas, eventos e reuniões onde irá repassar informação e conhecimento sobre a dependência química. É de responsabilidade do profissional promove a reinserção do dependente químico na comunidade. Com todas essas características, o profissional formado no curso poderá ser convocado para trabalhar em unidades básicas de saúde, nos hospitais, em consultórios, em unidades de desintoxicação, nas comunidades terapêuticas, e muito mais.

Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos EAD

Através do PRONATEC você também pode realizar o curso na modalidade a distância, o que possibilita que você se organize e estude de acordo com a sua rotina. A duração do curso virtual é de, mais ou menos, 1.200 horas, e ainda conta com professores via internet para tirar dúvidas, obter informações e conhecimento. Ao final do curso, o aluno recebe o certificado do MEC e este é válido como o certificado de um curso presencial.

Você só deve ficar atento a algumas coisas, como, por exemplo: a maioria dos cursos a distância exigem que o candidato vá uma vez por semana ou por mês ao polo para a realização de algumas atividades, como prova. Por isso, tente sempre comparecer.

Tudo fica disponível através de um portal do aluno, divulgado por meio da instituição. Se na sua cidade não houver uma escola com o curso, você pode procurar na internet e fazer o curso EAD, em uma escola parceira do PRONATEC. A avaliação nos cursos a distância também tende a ser diferente, são avaliados diversos aspectos, como a frequência nas aulas virtuais, a participação individual e coletiva, a resolução da atividade supervisionada e as avaliações finais presenciais.

Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos do Pronatec

Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos do Pronatec

Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos Salário

O salário sempre é uma questão muito discutida em toda a profissão, e não seria diferente com o Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, já que muitos não a conhecem. No entanto, a remuneração tende a ser bem alta. É claro que para isso ainda devem ser levados em conta fatores como região, empresa e funções. A faixa salarial para a profissão fica em torno de R$3.000,00, mas sempre pesquise em sua região com um profissional capacitado na área.

Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos Grade Curricular

A grade curricular do curso é recheada de conteúdo e conhecimento para que o aluno seja altamente capacitado para exercer a profissão. As matérias estudadas podem sofrer pequenas alterações de uma escola para outra, mas isso quase não altera o aprendizado.

No primeiro semestre do curso, os alunos se deparam com conteúdos como Marketing Pessoal e Motivação, Relações Interpessoais, Saúde Coletiva e Determinantes de Saúde, SUS e a Reforma Psiquiátrica, Higiene, Profilaxia e Biossegurança, e Projeto Integrador I.

Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos do Pronatec

Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos do Pronatec

No segundo semestre é a vez dos seguintes temas serem estudados e discutidos: Comunicação Oral e Escrita na Saúde, Anatomia e Fisiologia, Introdução à Dependência Química, Farmacologia Aplicada à Dependência, Primeiros Socorros, Psicologia Aplicada à Dependência, Legislação e Políticas Antidrogas, Saúde Coletiva – CAPS i e CAPS ad, Comunica Terapêutica I – Modelo e Projeto Integrador II.

Já no terceiro e último semestre do curso, os alunos estudam: Técnicas de Avaliação e Técnicas de Abordagem, Atendimento Familiar e Social, Atendimento de Urgência, Comunidade Terapêutica II – RDC 101, Captação de Recursos, Atendimento Psiquiátrico ao Dependente Químico, Modelos de Prevenção e Prevenção de Recaídas, Educação em Saúde e Dinâmicas de Grupo, Psicoterapias I, Psicoterapias II e Projeto Integrador III.

Pela Web