Técnico em Órteses e Próteses do Pronatec

Se você está pensando em mudar de vida e quer começar pela profissional, mas não possui qualificação, chegou a hora de conhecer o Pronatec. Ele é um programa criado pelo Governo Federal que oferece vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada em diversas escolas e instituições brasileiras. São muitas opções de cursos, todas elas aprovadas pelo MEC e com uma carga horária que equivale ao tempo necessário para adquirir todo o conhecimento necessário.

pronatec

Pronatec 2017. Imagem:divulgação

Diversas instituições que oferecem esse tipo de ensino permitem a entrada por meio do Pronatec; já o programa exige que para se candidatar a uma vaga, o candidato tenha realizado o ENEM.

Técnico em Órteses e Próteses do Pronatec

O curso Técnico em Órteses e Próteses é oferecido por meio do Pronatec em muitas escolas, possibilitando formar profissionais em pouco tempo capacitados a trabalhar principalmente na área da saúde odontológica.

No fim do curso, o profissional recebe um certificado reconhecido em todo o território nacional, o que irá contribuir para a sua colocação no mercado de trabalho.

tecnico-em-orteses-e-proteses-do-pronatec

Técnico em Órteses e Próteses do Pronatec. Imagem:divulgação

O profissional em Órteses e Próteses poderá ser contratado por oficinas e indústrias de produção biomédica, em hospitais e também em clínicas, além de poder construir o seu próprio consultório.

A carga horária do curso é de 1.200 horas, mais especificamente 16 meses, divididos entre atividades teóricas e práticas. Durante o aprendizado é ensinado ao aluno como ele deve usar os materiais corretos para confeccionar suas órteses e próteses, além de ele aprender ainda como efetuar exames nos pacientes.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Comércio do Pronatec

Técnico em órtese e prótese salario

O profissional da área é solicitado em diversas áreas, principalmente aquelas relacionadas com a saúde, como consultórios de Odontologia. O salário a ser pago para eles pode variar de um Estado para outro, de acordo com a situação econômica, da valorização que a profissão recebe na região e com a empresa.

tecnico-em-orteses-e-proteses-do-pronatec

Técnico em Órteses e Próteses do Pronatec. Imagem:divulgação

O Brasil possui uma estimativa média mensal que chega a R$1.975, ou seja, os profissionais da área recebem remunerações perto desse valor. Mas a remuneração ainda pode ser mais alta, chegando a R$3.000; para receber esse valor o profissional deve avaliar muitos fatores, além de pesquisar como é o mercado de trabalho para essa profissão na cidade onde mora e pretende atuar.

Técnico em órtese e prótese RJ

Os moradores do Rio de Janeiro interessados em realizar o curso podem tentar uma vaga por meio do SENAC RJ. No entanto, o curso oferecido na unidade recebe o nome de Técnico em Prótese Dentária; nesse curso, todos os ensinamentos e a metodologia de ensinos são muito parecidos com os realizados e estabelecidos pelo PRONATEC.

Matriculado na instituição, o aluno passa por aulas práticas e teóricas em laboratórios reais, onde aprende como produzir prótese dentária, conhecem modelos odontológicos e se sentem mais à vontade com a profissão.

tecnico-em-orteses-e-proteses-do-pronatec

Técnico em Órteses e Próteses do Pronatec. Imagem:divulgação

No final do curso o aluno recebe um certificado, mas para poder exercer deve retirar o registro no Conselho Regional de Odontologia.

O SENAC do Rio de Janeiro possui turmas todos os anos e para participar você deve se inscrever em uma delas, seguindo os requisitos e apresentando os documentos. O curso é pago, mas ao participar do Pronatec você pode conseguir alguns descontos ou até mesmo o curso inteiro de forma gratuita.

Acesse e saiba mais informações: Como estudar para o Enem?

Veja como se matricular no SENAC RJ

O SENAC do Rio de Janeiro exige que os interessados no curso preencham o requisito de estar cursando, pelo menos, o ensino médio. Sendo assim, todos os interessados devem ter a partir de 16 anos. A inscrição deve ser feita de forma presencial em uma unidade, e você deve comparecer com as originais e cópias do RG, CPF, Comprovante de Residência, Título de Eleitor e Comprovante de Escolaridade.

A abertura das inscrições é realizada de acordo com a disponibilidade em cada unidade, mas geralmente espera-se acabar algumas turmas, para dar lugar a outras. É essencial ficar de olho no site da instituição para não perder nenhuma novidade e se matricular quando as inscrições forem abertas. Leia atentamente as regras, os requisitos, a grade curricular e como funciona o curso para certificar-se de que é realmente isso que deseja. Para obter mais informações acesse http://www.rj.senac.br/  e escolha a unidade mais próxima de você.

Recomendados para você:

Pela Web