1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Técnico em Mecânica Senai RJ

Para que deseja continuar a se qualificar e se capacitar profissionalmente o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) do Rio de Janeiro oferece o curso de Técnico em Mecânica. A oportunidade faz parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que tem como objetivo oferecer vagas gratuitas em cursos técnicos para estudantes e trabalhadores que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino.

Escolas estaduais e municipais, universidades, Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, além de Serviços Nacionais de Aprendizagem são parceiros do Programa com a oferta de turmas.

Senai – Como funciona o curso Técnico em Mecânic RJ

Os interessados devem estar cursando pelo menos o ensino médio antes de se inscrever. No curso de 1458 horas, o estudante vai aprender a construir, montar, fazer manutenção e reparos em equipamentos mecânicos. Ele ainda poderá inspecionar produtos, fazer o controle de equipamentos, planejamento e estudos para a melhoria do desempenho das máquinas e dos processos.

senai

Senai – Técnico em Mecânica RJ (Foto: Divulgação)

Os trabalhadores que realizarem o curso podem encontrar oportunidades de emprego na indústria de máquinas e em diferentes tipos de empresas. Entre os conteúdos abordados durante o curso do Pronatec Senai estão:

  • Fundamentos de Usinagem e Mecânica
  • Processos de Fabricação CNC e Convencional
  • Manutenção de Máquinas e Equipamentos Mecânicos
  • Automação de Processos Industriais e Desenvolvimento de Projetos Mecânicos.

Com todo esse conteúdo, o técnico poderá também executar e supervisionar a fabricação de componentes mecânicos, além do reparo dos sistemas industriais que funcionam de maneira mecânica, hidráulica ou pneumática.

Senai – Técnico em Mecânica RJ (Foto: Divulgação)

Segundo informações do próprio Senai do Rio de Janeiro, o salário de Técnico de Mecânica pode chegar a R$ 7 mil na região Norte do Estado, sendo esta a segunda região que mais emprega esse tipo de trabalhador. Nela estão registrados os melhores salários para trabalhadores de ensino médio com técnico, com salário médio de R$ 3.551,00.

Senai Inscrição Técnico em Mecânica RJ

Para fazer o curso gratuito através do Pronatec, as inscrições e a seleção devem ser feitas pela Secretaria Estadual de Educação. O calendário com a programação do curso e do processo para cadastro está disponível no próprio site do Senai RJ. É preciso acompanhar o calendário para verificar as datas e vagas abertas para inscrição, além das unidades que estão realizando o curso.

Após preencher as informações para participar da seleção pelo site, se for aprovado, o candidato deve comparecer à unidade do Senai com os seguintes documentos:  RG, CPF, certidão de nascimento, foto, comprovante da moradia, atestado médico, certificado de conclusão ou comprovação de matrícula no Ensino Médio e histórico escolar.

Pela Web