1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Técnico em Infraestrutura Escolar do Pronatec

A educação é um setor que precisa de mais atenção em nosso País, por isso, a cada ano surgem novos cursos nesse segmento, sendo que alguns são ministrados pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O programa oferece cursos em alguns locais do Brasil de Infraestrutura Escolar, com a finalidade de formar profissionais especializados em oferecer às escolas uma melhor infraestrutura educacional.

Técnico em Infraestrutura Escolar do Pronatec

Esse profissional organiza, administra e operacionaliza procedimentos de racionalização e economicidade na utilização dos recursos energéticos e hidráulicos da escola.

Técnico em Infraestrutura Escolar

Técnico em Infraestrutura Escolar. Imagem:divulgação

Dando assim aos professores, alunos e demais profissionais desse segmento a infraestrutura necessária para que possam investir na educação com as ferramentas que possuem, sem se preocupar com a segurança estrutural do ambiente.

Técnico em Infraestrutura Escolar o que faz?

O profissional formado no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar tem como objetivo realizar a definição e execução de processos e fluxos de manutenção de modo preventivo e para corrigir equipamentos escolares e sistemas hidrossanitários. Ele está apto a trabalhar em escolas públicas e privadas, centros de formação profissional, centros de capacitação de pessoal, órgãos de sistemas e redes de ensino.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Serviços Jurídicos do Pronatec

Técnico em Infraestrutura Escolar salário

O profissional com essa formação tem salário inicial em torno de R$ 1.600,00 sendo que quanto maior o conhecimento em manutenção de ambientes, maior pode ser a remuneração. Esse profissional pode se especializar em construção civil, parte hidráulica, pintura e tudo o que está relacionado a parte estrutural de uma escola.

pronatec-produtivo-goias

Técnico em Infraestrutura Escolar. Imagem:divulgação

Para saber aonde encontrar esse tipo de curso acesse: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/.

Conteúdo do curso

Faz parte da grade curricular do Técnico em Infraestrutura Escolar disciplinas como:

  • Desenvolvimento social e ambiental;
  • Equipamentos hidráulicos e sanitários;
  • Reparos prediais;
  • Ecologia, preservação e conservação ambiental;
  • Captação, distribuição e consumo de água;
  • Papel social da escola, concepções de educação, relação escola–sociedade;
  • Planejamento, gestão e legislação escolar.

Pronatec 2017

Criado em 20111, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com diversas instituições brasileiras, com o objetivo principal de aumentar, democratizar e oferecer cursos de educação profissionalizante e técnico que ajudem as pessoas a terem uma boa capacitação profissional.

pronatec 2017

Pronatec 2017. Imagem:divulgação

Os cursos do Pronatec abrangem mais de 400 áreas de conhecimento e são oferecidos em instituições de ensino da rede pública e privada. Faz parte da parceria de cursos gratuitos instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Tradução e Interpretação de Libras do Pronatec

Cursos Pronatec

As instituições do sistema “S” são outros grandes parceiros do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Faz parte dessa rede o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. Desde o ano de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas por meio de um cadastro feito junto ao Ministério da Educação, também passaram a ofertar cursos junto com o Pronatec.

O Pronatec também contribui para criação de Institutos Federais de Educação, Tecnologia e Ciência. Hoje a Rede Federal é composta por 38 Institutos Federais e 24 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais.

cursos pronatec

Cursos Pronatec. Imagem:divulgação

Para se candidatar aos cursos do Pronatec é necessário que o aluno tenha no mínimo 16 anos, ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino (ou ainda estar concluindo), também alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), beneficiários de programas de transferência direta do governo como o bolsa-família, entre outros programas do governo.

As inscrições do Pronatec acontecem por meio do site oficial do programa: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao ou na própria instituição de ensino em que o curso acontecerá.

Pela Web