Técnico em Comércio do Pronatec

O Pronatec é o principal programa do governo conhecido por oferecer vagas em cursos técnicos presenciais e a distância, nas mais diferentes áreas do conhecimento e por todo o país. Os cursos são oferecidos em parcerias com as escolas do SENAI, SENAC e demais escolas que compõem o Sistema S de ensino, além de institutos federais, universidades e escolas no geral que ofereçam cursos técnicos.

pronatec

Pronatec 2017. Imagem:divulgação

Há inúmeras opções para que o cidadão se inscreva naquela mais próxima do seu objetivo. Ao final do curso, o indivíduo possui mais chances no mercado de trabalho, pois possuirá qualificação e conhecimento para desenvolver suas atividades.

Técnico em Comércio do Pronatec

O curso Técnico em Comércio é um dos tantos oferecidos no programa e possui a certificação do MEC. O aluno interessado deve cumprir as 800 horas de carga horária estabelecidas pelo Ministério, e se for na modalidade EAD, deve comparecer uma vez na semana ou no mês para realizar outras atividades.

O profissional da área é muito requisitado em vários segmentos brasileiros, como em bancos, empresas, agências, estabelecimentos que mantenham contato ou relação com o mercado exterior.

tecnico-em-comercio-do-pronatec

Técnico em Comércio do Pronatec.Imagem:divulgação

No Pronatec é encontrado o curso de Técnico em Comércio Exterior, mas há também uma graduação que pode ser feita em um período de tempo maior. Para poder participar ainda é exigido que o aluno tenha, pelo menos, o 2º ano do Ensino Médio completo.

Pessoas menores que 16 anos não podem se inscrever e o curso pode possuir algum custo, dependendo da instituição que o oferece. Você pode pesquisar na sua cidade quais são as escolas parceiras do Pronatec e consultar a grade dos cursos.

Acesse e saiba mais informações: Cursos Gratuitos Senac DF 2017

Técnico em Comércio mercado de trabalho

Todos os alunos formados em Técnico em Comércio Exterior do Pronatec poderão atuar em diversas áreas, como na comercialização de bens e serviços, na gestão do negócio, na formação dos preços, na otimização do processo de compra, na resolução de conflitos entre clientes, atendimento a fornecedores.

tecnico-em-comercio-do-pronatec

Técnico em Comércio do Pronatec. Imagem:divulgação

Sendo assim, esse profissional pode ser contratado por bancos, empresas multinacionais e até mesmo lojas que exportam ou importam itens de outros países. Entre as suas funções ainda é necessário destacar que o técnico deve sempre analisar o mercado econômico tanto brasileiro quanto do país em questão, e apontar para a empresa quais as melhores práticas no processo comercial.

Técnico em Comércio grade curricular

O curso possui 6 módulos: os dois primeiros possuem 40 horas cada um, o terceiro 160 horas, o quarto 120 horas, o quinto 280 horas e o último 160 horas novamente.

No primeiro módulo os alunos aprendem sobre Ambientação Organizacional, onde ele se torna familiarizado com as ferramentas necessárias para apresentar metas de acordo com as prioridades corporativas.

tecnico-em-comercio-do-pronatec

Técnico em Comércio do Pronatec. Imagem:divulgação

No segundo módulo os alunos aprendem sobre Empreendedorismo, onde aprende a desenvolver ideias de negócio. O terceiro módulo é dedicado ao Marketing e Vendas, proporcionando que o aluno desenvolva competências em marketing para que possa analisar o mercado e propor as melhores estratégias.

O quarto módulo é dedicado ao Relacionamento com o Cliente, o quinto ao Planejamento e Operações Comerciais, e o último módulo foca nas Tendências e Inovação na Área Comercial. Quando a instituição realiza o curso pelo Pronatec, deve seguir esse cronograma.

Acesse e saiba mais informações: SISUTEC 2017 – Inscrições, Vagas e Cursos

Técnico em Comércio do Pronatec – Salário

O salário na área depende de alguns fatores. Por exemplo, a região de atuação pode influenciar no valor do salário, dependendo de como é a economia no local e os ganhos do comércio.

A empresa também pode criar valores diferentes para os seus profissionais, de acordo com a sua formação e suas atividades. Um técnico tende a ganhar menos que um graduado em Comércio em Exterior, por exemplo.

tecnico-em-comercio-do-pronatec

Técnico em Comércio do Pronatec. Imagem:divulgação

Uma vez empregado, você pode se empenhar para melhorar a sua qualificação. Os profissionais da área são muito requisitados no mercado nacional, por isso sempre haverá vagas e cargos a serem preenchidos. Cabe a você adquirir a qualificação necessária e correr atrás para conseguir o emprego. O salário tende a variar entre R$1.200 a R$3.000, podendo até ser maior.

O ideal é que você se informe na região que deseja trabalhar; entre em contato com empresas e profissionais com o objetivo de questionar sobre as remunerações. Assim você poderá ter uma base completa e informativa de quantos serão os seus ganhos, caso decida investir na profissão.

Recomendados para você:

Pela Web