1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

SITE DO PROUNI 2018 — Como acessar → www.prouni.mec.gov.br

O Prouni – Programa Universidade para Todos – foi desenvolvido pelo Ministério da Educação e pelo Governo Federal em 2004 para oferecer bolsas integrais ou parciais para aqueles que se encaixam em seus requisitos.

Desde o seu lançamento, o programa revolucionou a entrada de estudantes em instituições privadas de ensino superior. E, mais uma vez, ele se iniciou neste ano de 2018 para colocar mais pessoas em um curso de graduação. Ainda não conhece? Confira a seguir as principais informações.

Site do Prouni – como funciona

O site oficial do Prouni pode ser acessar através do link http://siteprouni.mec.gov.br/. Ao clicar, você vai conseguir encontrar todas as informações necessárias para tirar qualquer dúvida. No lado esquerdo da tela você tem acesso sobre as bolsas, sobre o próprio programa, resultado, lista de espera e outros assuntos importantes.

Já no lado direito da tela vai aparecer para você o último cronograma atualidade do Programa Universidade Para Todos com todas as datas disponibilizadas. Lá você também encontra maiores detalhes sobre quem pode participar e como.

Onde se inscrever para o Prouni?

As inscrições para o Programa Universidade Para Todo acontecem exclusivamente através do site oficial informado acima. Os interessados devem sempre estar atentos às datas para não perder a chance. Neste primeiro semestre, por exemplo, as inscrições aconteceram entre os dias 6 e 9 de fevereiro.

Ao entrar no site no período de inscrições, você é facilmente direcionado para a área de candidatura e deve seguir o passo a passo (indicado abaixo), sem deixar faltar nenhuma informação pedida para que o seu processo ocorra normalmente. Nas datas posteriores o programa informa também as chamadas e listas.

Passo a passo inscrição do Prouni

Não existe nenhum segredo para se inscrever no Prouni, inclusive ele é um site bem intuitivo. Para tal, é necessário acessar o site quando as inscrições estiverem abertas e clicar na área indicada. Informe o número da sua inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio e a senha também cadastrada. Informe as letras na caixa de segurança e clique em “Entrar no Prouni”.

Você será direcionado para uma página com os seus dados. Confira se está tudo correto. Se não estiver, preencha corretamente; se estiver, siga para a aba “Questionário”. Essa etapa irá questionar algumas coisas sobre você como raça e cor, se possui algum tipo de deficiência, escola que cursou o Ensino Médio e outras que devem ser preenchidas corretamente.

O próximo passo é “Grupo Familiar”. Nesta parte, é necessário preencher as informações sobre todas as pessoas que fazem parte da sua família, ou seja, as que dividem o mesmo teto que você. É questionado o grau de parentesco, nome e outros. Por fim, você será direcionado para a aba “Cursos” e deve indicar o que pretende cursar através do Prouni com primeira e segunda opção.

Quem pode participar do Prouni?

Para participar do Programa Universidade para Todos é necessário preencher alguns requisitos. Entre eles estão ter sido estudante do Ensino Médio na Rede Pública ou Rede Privada com bolsa integral, ser estudante com algum tipo de deficiência ou ser professor da rede pública.

prouni

prouni

Para as bolsas integrais, é necessário comprovar renda bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais é necessário que a renda bruta mensal por pessoa seja de até três salários mínimos.

Se você pode se beneficiar com o Programa Universidade para Todos, não perca o seu tempo. Neste semestre, o programa já está em fase de chamadas, mas fique atento no site oficial para saber quando estarão abertas as próximas candidaturas ainda para 2018. Boa sorte!

Pela Web