1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

SISPROUNI – Como funciona

Você deve estar se perguntando o que é o SISProUni, não é? Muito simples: trata-se do sistema informatizado do ProUni, onde você encontra todas as opções de bolsas, vagas e também pode se inscrever para concorrer no programa. Também chamado de portal do ProUni, o SISProUni nada mais é do que o local de inscrição do programa para aqueles que desejam concorrer às bolsas e vagas disponíveis.

A seguir, veja tudo que você encontra no sistema e como se inscrever no programa para conseguir garantir a sua vaga no ensino superior privado.

Como funciona o SISProUni?

O sistema informatizado do ProUni reúne todas as informações e detalhes sobre o programa, desde o cronograma da edição até as regras e requisitos que devem ser cumpridas pelos candidatos, assim como as principais dúvidas frequentes. Qualquer cidadão brasileiro pode acessar o portal e ler as informações, inclusive efetuar a pesquisa de bolsa para verificar as opções disponíveis.

prouni

Quando está próximo das inscrições o sistema é atualizado com os detalhes da nova edição, além de também liberar botões de interação, como “Fazer Inscrição”, “Ver Inscrição” e “Pesquisar bolsas”.

Como efetuar a inscrição no SISProUni?

Se você deseja participar do processo seletivo e concorrer a uma bolsa de estudos para a graduação poderá se inscrever no sistema informatizado do ProUni. As inscrições abrem duas vezes por ano, uma em cada semestre, e disponibilizam centenas de vagas para todos os tipos de graduação.

Você deve acessar o sistema quando as inscrições estiverem abertas e clicar na opção “Fazer Inscrição”. Logo em seguida deve informar o seu número de inscrição e senha do último ENEM, assim como conferir suas informações. A terceira etapa consiste em efetuar a pesquisa de bolsas, informando o nome do curso, da instituição ou da sua cidade. Cada uma das vagas irá trazer consigo a quantidade de oportunidades, a unidade, o turno e outros detalhes. Você poderá se inscrever em até duas opções de curso, por ordem de preferência.

Como conferir o resultado no SISProUni?

Depois que você efetuar a sua inscrição será preciso aguardar até o dia programado para a liberação da chamada regular. O ProUni possui duas chamadas regulares que são liberadas em datas diferentes. O resultado poderá ser conferido no próprio sistema, basta que o candidato acesse informando o número de inscrição e a senha do ENEM.

O resultado irá conter a classificação parcial do candidato, juntamente com a nota de corte. Se a classificação for dentro das vagas oferecidas, significa que o indivíduo foi selecionado.

O próximo passo é acessar o próprio site da instituição, pois ela disponibilizará o edital contendo os dias, horários e locais de matrícula de acordo com cada curso, assim como a lista completa de documentos que devem ser apresentados.

Lista de Espera SISProUni

Se você não for selecionado nas chamadas regulares ainda resta uma chance: a lista de espera. A opção de participar da lista só ficará disponível depois da liberação das duas chamadas regulares e caso você se inscreva, poderá concorrer às vagas que não forem preenchidas nas matrículas.

 

Pela Web