1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prova do Enem 2017

Como em edições passadas, a prova do Enem 2016 envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual. O exame usa competências e habilidades com questões feitas por nível de dificuldade, do mais fácil ao mais difícil. O Enem possui quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio.

Data das Provas do Enem

As provas da edição do Enem 2016 irão acontecer nos dias 05 e 06 de novembro. No sábado (05), as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias terão duração de 04h30, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, horário de Brasília.  As provas de domingo (06), Linguagem e Código; Matemática e suas Tecnologias e Redação terão duração de 05h30, com início no mesmo horário do dia anterior.

Data das Provas do Enem

Data das Provas do Enem

O que Cai no Enem

A prova é dividida em quatro temas, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias. Em cada prova do Enem há aqueles principais assuntos.

Na prova de Ciências Humanas e tecnologias os alunos devem ficar atentos a assuntos atuais como as migrações da população de países africanos e árabes para a Europa e para outros países. Outro assunto importante são as características e as mudanças das estruturas produtivas do país de acordo com o período histórico.

Conteúdo das Provas do Enem

No tema Ciências da Natureza, que engloba as provas de Química, Fisica e Biologia, o candidato deve estudar as mudanças na Tabela Periódica, a mecânica e o funcionamento do universo e as últimas descobertas das leis da Física. Em Matemática, o exame exige dos alunos os conteúdos de probabilidade, estatística e porcentagem. O Enem cobra muita interpretação textual nas suas questões e a prova de matemática não foge disso, misturando cálculo, principalmente nas questões de geometria e álgebra. Então, o aluno deve estar bem atento a essas matérias.

Enem

Enem

 

A Redação do Enem

Em 2016, a novo acordo ortográfico que deveria valer desde 2012, entra em vigor obrigatoriamente. Isso significa que ele tem grande chance de ser cobrado na prova de linguagens. Outro assunto que tem grande chance de estar presente é o estudo dos gêneros digitais, além de temas como função da linguagem, gênero textual, figuras de linguagem e interpretação de texto.

Também é realizada uma redação que geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e sociedade. Esta prova tem um peso muito grande na média final do estudante, valendo 20% na nota final e ao todo a redação pode chegar a mil pontos.

 

 

 

 

Pela Web