1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prouni 2018 – Nota de Corte Engenharias

Os cursos de Engenharia são os mais conhecidos e disputados nas faculdades brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Eles formam profissionais aptos para trabalhar em vários ramos da indústria e do comércio, sendo que há um mercado extremamente amplo para todas as vertentes da Engenharia.

Ao longo dos anos mais e mais cursos que capacitam engenheiros foram surgindo e hoje em dia você tem várias opções à sua disposição. Há os mais tradicionais, como Engenharia Civil, assim como os mais modernos, como Engenharia de Produto, entre outros. Veja a seguir como você pode se inscrever no PROUNI e concorrer a uma bolsa de estudo para um curso de Engenharia.

Prouni 2018 - Nota de Corte Engenharias. (Imagem: Divulgação)

Prouni 2018 – Nota de Corte Engenharias. (Imagem: Divulgação)

PROUNI: do que se Trata?

O PROUNI é um programa do governo federal brasileiro criado para ofertar bolsas de estudo integrais e parciais para ingresso nas instituições de ensino privado. Para avaliar os candidatos e selecioná-los, o programa usa a nota do ENEM em conjunto com a renda do candidato, que deve ser compatível com a bolsa disponibilizada para o curso escolhido. Se, por exemplo, a nota do candidato é compatível, mas a renda não, ele não tem como ganhar a bolsa de estudos.

O programa possui dois processos seletivos anuais e o primeiro de 2018 já está próximo de começar, estando previsto para abrir as inscrições após a divulgação das notas do ENEM.

PROUNI: Quem Pode se Inscrever?

O PROUNI foi criado especialmente para os jovens estudantes que acabaram o ensino médio, mas pessoas mais adultas também podem se inscrever, desde que preencham todos os requisitos. O programa exige que o candidato tenha participado da última edição do ENEM e obtenha 450 pontos ou mais. Também é exigido que o candidato não tenha zerado a redação.

Prouni 2018 - Nota de Corte Engenharias. (Imagem: Divulgação)

Prouni 2018 – Nota de Corte Engenharias. (Imagem: Divulgação)

O programa também exige que o candidato tenha realizado todo o ensino médio em uma escola pública ou em uma escola privada com bolsa integral. Para finalizar, a renda do candidato deve ser de até um salário mínimo e meio, se ele desejar ganhar a bolsa integral, e de até três salários mínimos, se ele desejar ganhar a bolsa parcial.

PROUNI: Como se Inscrever?

As inscrições acontecem online, diretamente no site do programa. Basta acessá-lo, informar o número de inscrição e a senha do ENEM. Depois você efetua a pesquisa de vagas inserindo o nome do curso, da instituição ou da cidade, e finaliza a sua inscrição.

Prouni 2018 - Nota de Corte Engenharias. (Imagem: Divulgação)

Prouni 2018 – Nota de Corte Engenharias. (Imagem: Divulgação)

Você pode se inscrever em até dois cursos, por ordem de preferência, e conferir as notas de corte a partir do dia seguinte.

Notas de Corte Engenharias

Uma das menores notas de corte para o curso de Engenharia Civil pode ser encontrada no Centro Universitário do Distrito Federal: 458,18. O Centro Universitário Carioca possui uma nota de corte de 622,94. A maior nota de corte pode ser encontrada na Faculdade Metropolitana de Paragominas: 745,74.

Já o curso de Engenharia de Produção possui uma das menores notas de corte no Centro Universitário Internacional: 463,08. A maior nota de corte pode ser encontrada na Universidade de Araraquara: 729,34.

Pela Web