1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prouni 2017 – Inscrições, Vagas e Bolsas

A faculdade continua sendo um lugar de desejo dos brasileiros, e as possibilidades para ser cursada aumentaram bastante nos últimos anos. O Prouni é um sistema que oferece oportunidades em todo o Brasil, aqui você vai saber tudo sobre ele.

Prouni 2017

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) foi criado pelo Governo Federal em 2004, com o objetivo de proporcionar acesso às universidades por pessoas que não possuem condições de pagar as mensalidades.

prouni

Prouni. Imagem:divulgação

Já foram oferecidas mais de 1,5 milhões de bolsas, mudando a realidade de muitas famílias. O Prouni oferece vagas duas vezes por ano, sendo em janeiro o período com maior número de opções.

Como se inscrever no Prouni?

A inscrição para o Prouni só pode ser realizada na internet. O registro deve ser feito através do site do MEC (Ministério da Educação), onde o candidato informa o número de participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O aluno pode escolher duas opções de curso, e alterá-las todos os dias, a fim de ficar acima da nota de corte.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Agente Comunitário de Saúde do Pronatec

Onde realizar a inscrição?

Depois de realizar a inscrição do Prouni e ser aprovado, o candidato deve comparecer a instituição onde ganhou a bolsa, e apresentar uma série de documentos. Esse procedimento é fundamental para ganhar a vaga, quem não realizar vai perder a sua chance.

Documentos exigidos para se inscrever no Prouni

Quando o estudante for comprovar as suas informações deve levar CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral), comprovante de renda, comprovante de residência, certidão de nascimento ou de casamento, certificado de conclusão do Ensino Médio, comprovante do histórico escolar, as instituições também pode exigir outros documentos. É necessário levar os documentos pessoais de todos os membros da família que moram com o candidato.

Lista de Espera do Prouni

Prouni. Imagem:divulgação

Número de vagas disponíveis

Não existe um número de exato de vagas, todos os anos a quantidade muda, o MEC costuma informar o número de oportunidades apenas em janeiro. Em 2015 foram aproximadamente 213 mil vagas, o número caiu para 202 mil em 2016, e para 2017 a expectativa é ficar próximo de 195 mil. Quem já está estudando com bolsas do Prouni não precisa se preocupar, pois continuará com o benefício.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Farmácia do Pronatec

Instituições que participam do Prouni

O Prouni oferece bolsas de graduação em faculdades privadas de todo o Brasil, existem dezenas de instituições parceiras, confira: Universidade Anhanguera, Universidade do Vale do Itajaí, Universidade Nove de Julho, Universidade São Judas Tadeu, Universidade Norte do Paraná, Universidade de Passo Fundo, Universidade do Grande Abc, Universidade Ibirapuera, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade de Franca, Universidade Castelo Branco, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Católica de Santos, Universidade Severino Sombra, Universidade José do Rosário Vellano, Universidade de Cruz Alta, Universidade Católica de Pelotas, Universidade de Ribeirão Preto, Universidade Iguaçu, Universidade de Cuiabá, Universidade do Sagrado Coração, Universidade Católica de Petrópolis, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade de Itaúna, Universidade Braz Cubas, e Universidade Vale Do Rio Doce.

Bolsas Remanescentes Prouni 2017/2

As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas vagas que não foram preenchidas na primeira etapa de inscrições do Prouni 2017. Os requisitos para a inscrição nas vagas remanescentes do Prouni são os mesmos das outras etapas de inscrição.

As inscrições para as vagas remanescentes do Prouni são realizadas através do portal oficial do Prouni. Os alunos que se inscreveram, mas que não foram selecionados na primeira etapa do Prouni, poderão se inscrever para concorrer às bolsas remanescentes do Prouni.

Acesse e saiba mais informações: Bolsa do Prouni 2017

Inscrições e datas Prouni

Para os candidatos que não estão matriculados na Educação Superior a data para as inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto. Os alunos que já estão matriculados em escolas de Ensino Superior privada só poderão fazer sua inscrição a partir do dia 30 de outubro do corrente ano.

Pela Web