1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

PROUNI 2017 – Cursos, Inscrições e Vagas

O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo em universidades privadas de ensino superior. Através desse programa milhares de jovens brasileiros buscam uma vaga no curso desejado.

A seleção é dada por meio da nota do Enem e por isso os candidatos precisam se esforçar para conseguir uma nota alta. A maioria das instituições brasileiras oferece suas vagas através do Prouni e com isso as opções são grandes. Veja a seguir como se inscrever no programa e quais são os cursos mais procurados.

prouni

Prouni. Imagem:Divulgação

Como Fazer a Inscrição no Prouni

A inscrição do Prouni é feita apenas pela internet e não é necessário pagar nenhuma taxa. Para conseguir se inscrever o candidato precisa ter em mãos o seu número de inscrição e senha usadas no Enem 2016. Além disso, é exigido que o candidato tire no mínimo 450 pontos na prova e não zere a redação.

A continuação da inscrição é dada através da escolha dos cursos: o candidato possui até duas opções que devem ser escolhidas em ordem de preferência. Depois de definir os cursos, é necessário informar a que tipo de vaga quer concorrer e concluir a inscrição.

Vagas Oferecidas pelo Prouni

O Prouni oferece dois tipos de bolsa: as integrais e as parciais. Para conseguir uma bolsa integral o candidato precisa ter uma renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa. A bolsa parcial é dada para aqueles candidatos que possuem uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Para conseguir uma das bolsas, além de preencher os requisitos já citados, o candidato precisa ter concluído o ensino médio em escola da rede pública, em escola da rede privada com bolsa integral ou metade em escola pública e a outra metade em escola privada com bolsa integral.

Instituições Parceiras do Prouni

A grande maioria das universidades particulares do Brasil oferece bolsas de estudos através do Prouni, além de institutos federais e outros órgãos.

Entre as instituições parceiras, podemos destacar: Universidade do Vale do Itajaí, Universidade Paulista, Universidade Castelo Branco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Tiradentes, Universidade Luterana do Brasil, Universidade Salvador, Universidade do Vale do Paraíba e Universidade de Santa Cecília.

Lista de Espera do Prouni

A lista de espera é mais uma opção que os candidatos não selecionados nas duas chamadas do programa possuem para conseguir uma bolsa de estudos.

Após as duas chamadas, o candidato pode manifestar interesse em participar da lista, através da sua própria página no portal do Prouni.

Essa lista é usada pelas universidades para o preenchimento das vagas que ainda estão disponíveis ou não foram ocupadas. Para concorrer à uma vaga na primeira opção de curso, o candidato não pode ter sido selecionado nas chamadas anteriores. Mais informações sobre a lista de espera podem ser consultadas no link http://siteprouni.mec.gov.br/ .

Prouni

Prouni

Cursos mais Procurados do Prouni

Milhares de cursos estão à disposição dos candidatos através do Prouni. Entretanto, alguns deles ganham destaque pela alta procura e concorrência entre os candidatos.

Administração, Direito e Pedagogia lideram o ranking de cursos com maior quantidade de número de bolsas. Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Enfermagem também são bem procurados.

 

Pela Web