Prouni 2016 – Inscrições e Vagas

O Prouni é um programa de universidade para todos criado em 2004 com o objetivo de dar bolsas integrais e parciais em faculdades públicas e privadas do Brasil. Ele é um programa do governo que visa melhorar a qualidade de nossos jovens para que eles virem bons comerciantes, trabalhadores, empresários, etc.

Desde sua criação já foram beneficiados milhares de jovens que conseguiram bolsas e hoje já estão formados e exercendo a sua profissão. O Prouni tem parcerias com várias universidades e instituições, isso facilita a entrada desses estudantes nelas.

São diversos cursos de graduação oferecidos em universidades através do Prouni.

Prouni

O programa seleciona os candidatos duas vezes ao ano. Uma no primeiro semestre e a outra no segundo semestre. O critério para se inscrever é ter realizado a prova do Enem no ano anterior e ter obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos. Além disso, o candidato também não pode ter zerado a redação.

A inscrição é realizada pela internet no portal do Prouni e você não precisa pagar nenhuma taxa de inscrição. No ato da inscrição, o candidato deve escolher dois cursos, duas instituições e dois turnos de acordo com a ordem de sua preferência.

prouni

Prouni 2016. Imagem:divulgação

Saiba mais informações, acessePronatec 2016 e Pronatec 2017.

Prouni – quem pode participar?

Não é qualquer pessoa que pode participar do programa. Pode participar aqueles que tenham feito o Enem e obtido 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Além disso, é necessário ter feito o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral. Pessoas com deficiência e professores também podem se inscrever. Os professores interessados devem estar trabalhando na profissão e só conseguirão vagas na área de Licenciatura.

O último requisito exigido pelo programa é que a renda mensal seja de no máximo um salário e meio por pessoa. Com esse requisito você conseguirá bolsa integral. Caso você tenha uma renda mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa, a sua bolsa será parcial.

Saiba mais informações, acesse: Cursos Senai Minas Gerais MG.

Prouni bolsas

Como mencionado acima é necessário ter uma renda de um salário mínimo por pessoa para ter uma bolsa integral e três salários mínimos por pessoa para ter uma bolsa parcial. Eles disponibilizam essas duas bolsas de estudos e os critérios para dar oportunidades iguais aos candidatos e para não cometer erros, ajudando quem não precisa.

prouni bolsas

Prouni Bolsas. Imagem:divulgação

Candidatos que conseguirem a bolsa parcial ainda podem contratar o Fies para financiar a outra metade da faculdade, caso queira com tempo de carência para começar a pagar as parcelas.

Saiba mais informações, acesse: Programa Prouni 2016.

O que são as Bolsas Remanescentes e como Funcionam

As Bolsas Remanescentes são nada menos do que as vagas que ainda não foram preenchidas na primeira etapa do programa. A inscrição é feita no portal do Prouni e o passo a passo para a inscrição é o mesmo: você deverá escolher dois cursos, duas instituições e dois turnos por ordem de preferência.

Pode se inscrever para as Bolsas Remanescentes aqueles candidatos que se inscreveram na primeira etapa, mas não foram selecionados.

Prouni edital 2016

O Edital do Prouni contém todas as informações sobre o processo de seleção, as datas, os horários e como prosseguir caso seja selecionado. Por enquanto ele ainda não está disponível, o MEC lança em seu site por volta do mês de janeiro, após sair o resultado do Enem de 2015.

prouni

Prouni. Imagem:divulgação

Através do Edital você terá acesso á todas as regras do programa e ainda poderá tirar as dúvidas restantes referentes ao Prouni. Além disso, ele também vai informar as datas das inscrições, das matrículas, das chamadas, da lista de espera e da nota de corte. Você terá acesso ao Edital do programa pelo site http://prouniportal.mec.gov.br/legislacao.

 

Prouni primeiro semestre 2016

Em 2016 as inscrições irão começar logo após o resultado do Enem, na metade de janeiro. Você deve se inscrever pelo portal do Prouni e precisará informar ao sistema a senha do Enem e o seu número de inscrição. A primeira chamada deve acontecer no início de fevereiro, enquanto que a segunda no final.

Os candidatos pré-selecionados deverão comprovar todas as informações fornecidas no ato da inscrição indo à instituição com os documentos necessários para sua inscrição. Caso falte algum documento o candidato será desclassificado..

Prouni segundo semestre 2016

No segundo semestre as inscrições devem começar em junho e o procedimento é o mesmo. Você fará sua inscrição pela internet, sem pagar nenhuma taxa, escolherá os cursos e as instituições e aguardará as chamadas. Durante as inscrições, o sistema disponibiliza as notas de corte para você verificar quantos pontos são necessários para determinado curso.

prouni primeiro semestre 2016

Prouni primeiro semestre 2016. Imagem:divulgação

Em cada semestre e chamada você terá um prazo para efetuar sua matrícula e comprovar os dados fornecidos na inscrição. É importante ficar atento para não perder as datas e levar toda a documentação necessária para fazer a inscrição.

Prouni notas de corte

As Notas de Corte são notas estabelecidas pelo próprio programa para determinados cursos. Essa nota é referente ao curso que você escolher e serve para lhe dar uma ideia de como irá funcionar a seleção. Vendo-a não é possível afirmar com certeza que você conseguirá a bolsa ou não, mesmo que tenha tirado uma nota maior que o sistema fornece.

Essa nota é apenas para você ter uma ideia de como o curso é concorrido e talvez, aumentar suas esperanças. As notas de corte são fornecidas no momento que você escolher o curso e também podem ser acessadas ao longo das inscrições. Isso é útil caso você queira mudar para um curso com uma nota de corte menor para ter mais chances.

Prouni 2016 – Inscrições e Vagas

Prouni 2016 – Inscrições e Vagas (Foto: Divulgação)

Por todos esses motivos você deve se esforçar para tirar uma nota alta no Enem, é através disso que você será selecionado. Quanto maior sua nota, maior a sua chance de conseguir o curso desejado.

Prouni inscrições 2016

As inscrições acontecem pela internet nesse site http://siteprouni.mec.gov.br/ nas datas que serão fornecidas pelo Edital. O jovem interessado deverá acessar e informar a senha utilizada no Enem e o seu Número de Inscrição. No ato da inscrição você irá confirmar se todas as suas informações estão certas e passar para o próximo passo. Você tem a opção de escolher dois cursos disponíveis para que tenha mais chances.

Escolha de acordo com a sua preferência. Além disso, você também pode selecionar duas instituições de sua preferência e dois turnos como tarde e noite. Na inscrição você também terá que selecionar se quer concorrer à bolsa integral ou a bolsa parcial e, escolher a modalidade que deseja concorrer.

Prouni inscrições

Prouni Inscrições. Imagem:divulgação

O candidato será analisado e de acordo com sua nota do Enem, terá mais chances na hora da seleção. Caso seja selecionado, você deverá ir a instituição para efetuar sua matrícula. Isso deverá ser feito no período determinado pelo programa, caso perca a data não poderá se inscrever novamente.

Candidatos que forem selecionados na segunda chamada devem seguir esse mesmo processo, mas se perderam as datas podem ir realizar sua matrícula normal.

As vagas que não forem preenchidas pela primeira chamada, ou seja, aquelas vagas cujas matrículas não foram feitas são destinadas para as Bolsas Remanescentes.

Prouni vantagens

O Prouni ajuda aqueles que querem ter um curso de graduação para exercer a profissão que tanto amam e para conseguirem subir na vida. Através de diversas instituições oferece bolsas que dão mais oportunidades para jovens, dando para os mesmos mais conhecimento e sabedoria para poder agir no seu futuro.

Antes era muito mais difícil conseguir ingressar em uma universidade, muitos não tinham como pagar ou não preenchiam os requisitos necessários. Com o Prouni tudo mudou, agora alguns cursos você consegue totalmente de graça, e se preencher os requisitos paga somente a metade.

Outra vantagem do Prouni é sua parceria com o Fies, alunos com bolsa parcial podem contratar um financiamento para pagar a outra metade da sua bolsa. Isso facilita muito mais a vida dos brasileiros.

Prouni oportunindes

Desde que foi criado o Prouni milhares de estudantes vem se beneficiando com ele através de bolsas de estudos em universidade obtendo maior capacitação para ingressar no mercado de trabalho em igualdade. Há um tempo pessoas de nível social baixo não tinham perspectiva de fazer um curso de nível superior, pois custava muito caro e as parcelas eram muito altas. Só filhos de pais ricos tinham esse privilégio.

Prouni 2016 – Inscrições e Vagas (Foto: Divulgação)

Prouni 2016 – Inscrições e Vagas (Foto: Divulgação)

Hoje em dia a situação é outra e mudou muito, pois as oportunidades são para todos e os programas do governo, principalmente o Prouni abriu um leque de opções para as novas gerações com oportunidades para todos.

Saiba mais informações, acesse: Pronatec 2016, Manaus, AM.

Estudar é crescer

Estudar tem valores fundamentais é com esse pensamento que o Prouni surgiu para alavancar o país através da educação. Milhares de jovens e adultos já conseguiram ingressar no mercado de trabalho através da inclusão social promovida pela educação.

O Prouni oferece cursos de qualidade em universidade aprovadas pelo MEC (Ministério da Educação) garantindo assim o melhor aprendizado. Fique atento para o Prouni 2016 e garanta uma vaga em uma universidade, pois só dessa forma o futuro vai lhe sorrir e garantir crescimento profissional e pessoal.

Recomendados para você:

Pela Web