1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec Voluntário 2018: Cursos PRONATEC, Inscrições, Vagas 2018

O Pronatec Voluntário nada mais é do que uma iniciativa do governo federal para permitir que mais pessoas tenham acesso aos cursos técnicos profissionalizantes ofertados pelo programa. Nessa categoria, as instituições parceiras do Pronatec se voluntariam a oferecer ainda mais vagas gratuitas em seus cursos, o que leva ainda mais pessoas a se qualificarem.

Nessa oferta voluntária das instituições parceiras é possível encontrar vagas para cursos FIC – Formação Inicial e Continuada –, destinados a quem não completou o ensino fundamental ou quem já possui o ensino médio completo.

Quem pode participar do Pronatec Voluntário 2018?

Cada curso do Pronatec possui os seus próprios requisitos de escolaridade e idade mínima, por isso é fundamental que antes de se inscrever você confira os requisitos específicos para o curso no qual deseja se qualificar.

Em geral, a idade mínima para participar é 16 anos, sendo que alguns cursos, devido à sua grade curricular, podem exigir alunos a partir de 18 anos.

Pronatec Voluntário

Pronatec Voluntário. Imagem:divulgação

O mesmo vale para a escolaridade: em alguns casos são aceitos alunos com o ensino fundamental incompleto, enquanto em outros cursos é necessário já ter concluído o ensino médio.

De modo geral, os candidatos devem obedecer os requisitos específicos do curso escolhido, além de serem estudantes da rede pública e não possuírem uma renda muito maior do que um salário mínimo e meio por pessoa.

Como se inscrever no Pronatec Voluntário 2018?

As inscrições para o Pronatec Voluntário 2018 irão acontecer através do sistema disponibilizado no site http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro. O quarto lote de vagas será disponibilizado em fevereiro do ano que vem, por isso fique de olho para não perder a oportunidade de participar.

Até lá o Ministério da Educação ainda deverá disponibilizar o cronograma completo com todos os prazos, além da lista dos cursos disponíveis tanto presencialmente quanto à distância.

Pronatec Voluntário

Pronatec Voluntário. Imagem:divulgação

Para fazer a inscrição é preciso informar o tipo de curso – FIC ou Técnico -, depois a modalidade educacional – presencial ou a distância -, a sua escolaridade e a unidade de ensino. Em seguida você deve seguir as instruções do próprio site para confirmar sua participação. Será preciso conferir a lista com o nome dos jovens selecionados para verificar se você poderá ou não realizar o curso.

Pronatec Voluntário 2018

O Pronatec Voluntário abre suas vagas todos os anos para beneficiar mais estudantes de todos os quatro cantos de nosso país. A edição de 2017 disponibilizou três lotes até o momento e o quarto está previsto para fevereiro de 2018, por isso se você ainda não teve a oportunidade de participar, essa pode ser sua chance.

Acompanhe as novidades pelo site passado e também pelo Portal do MEC: http://portal.mec.gov.br/pronatec/. Todos os principais meios de comunicação de nosso país irão informar quando as inscrições estiverem abertas novamente. No site você também encontra todos os critérios de classificação e de prioridade. Há também uma lista com alguns cursos disponibilizados nos lotes anteriores; você pode usá-la como base para definir o curso que irá se inscrever em breve.

Pela Web