1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec Recife, PE 2018. Inscrições, Cursos e Vagas

As inscrições para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em 2015 começaram em um período diferente das edições anteriores. Neste ano, as aulas tiveram início no final de julho, mas caso o calendário seja ajustado novamente, o período de seleção de 2018 deve começar no primeiro semestre. Em Pernambuco, as vagas de 2018devem ser abertas seguindo o calendário antigo no início do primeiro e do segundo semestre, conforme a liberação das turmas pelas entidades parceiras.

Instituições participantes do Pronatec PE

O Pronatec PE oferece cursos nas áreas de informática, comunicação, artes, moda, turismo, lazer e hospitalidade, comércio, gestão, saúde, entre outras. Entre as instituições participantes da estão, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o Senac, o Senai, o Senat e toda a rede pública de ensino regular. Entre as turmas mais procuradas estão os cursos de Eletrotécnica, de Eletricista Instalador Predial, Técnico de Informação, Cabeleireiro, Estética, Cozinheiro entre outros.

Inscrições nas entidades públicas e parceiros do Pronatec PE

O cadastro para os cursos presenciais principalmente nos Serviços Nacionais de Aprendizagem de Pernambuco é realizado pelo site do Pronatec no endereço http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/. O candidato escolhe o município, informa a escolaridade e assim tem acesso às turmas abertas em cada instituição.

Para a inscrição, é preciso preencher as informações no formulário e então aguardar a resposta com a aprovação ou não do cadastro, para só então realizar a matrícula no local desejado. O processo de seleção não é feito por meio de um sistema único, por isso deve-se ficar atento à divulgação das vagas pelas instituições.

Inscrições em vagas do Pronatec PE no Sisutec

Em algumas instituições que realizam os cursos pelo Pronatec, principalmente as particulares, as inscrições são feitas pelo Sisutec (o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Para se cadastrar pelo sistema, o candidato precisa ter a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com pelo menos 450 pontos, e não ter tirado zero na prova de redação.

Cada curso tem uma nota de corte, que é a pontuação mínima para participar da seleção. Por isso, o candidato deve ficar atento no momento de se inscrever para o curso, de acordo com a sua nota.

Quem pode se inscrever no Pronatec PE

O programa atua em várias frentes disponibilizando cursos para estudantes, jovens e adultos que já concluíram o ensino médio e para aqueles ainda matriculados, com no mínimo 16 anos. Além disso, também oferece vagas de qualificação e capacitação para trabalhadores e beneficiários de programas como o Bolsa Família. São bolsas para a formação inicial e continuada, também ofertadas por meio do Ensino à Distância (EAD) em algumas instituições.

Vagas do Pronatec PE 2018

As vagas ofertadas pelo Pronatec são muitas e sempre em parceria com alguma unidade educacional, como por exemplo, as do sistema “S”: Senai, Sesc, Senac e Senat. Como mencionamos acima, existem muitos cursos procurados no Pronatec e a oferta é bem diversificada. Cabe a você escolher qual curso cabe mais em seu perfil.

Em 2016 a oferta de cursos do Pronatec caiu em relação aos anãos anteriores, graças aos cortes orçamentários, mas ainda é possível encontrar oportunidades pontuais em sua cidade ou em municípios próximos, basta ficar atento. Clique aqui para ter mais informações.

Cursos Pronatec mais procurados

A oferta de cursos do Pronatec é enorme, por isso a concorrência grande pode ser absorvida devido a quantidade de cursos. Confira os cursos do Pronatec mais procurados em 2017 e que devem continuar no topo de 2018:

  • Meio Ambiente
  • Rede de Computadores
  • Técnico em auxiliar administrativo
  • Mecânica
  • Técnico em Farmácia

Para ter mais informações a respeito dos cursos mais visados em 2016/2017 no Pronatec acesse: http://pronatec.mec.gov.br.

Guia Pronatec

Por meio do site do Pronatec você encontra um guia completo que vai te ajudar a procurar a melhor vaga e a identificar os pré-requisitos para cada curso, assim como os procedimentos do processo de seleção. O guia do Pronatec inclui pesquisas por município, por vagas, por estado e por escola. No site do Pronatec você consegue ter todas essas informações.

 

 

Pela Web