1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec Porto Alegre, POA 2018. Inscrições, Cursos e Vagas

Todo mundo sabe – ou deveria saber – que o estudo é a maior arma do homem. Com ele podemos chegar a lugares inimagináveis e adquirir o tão sonhado sucesso profissional. Não são todos que gostam de estudar ou que o fazem pra valer, mas por outro lado, sempre tem aqueles que batalham para chegar onde desejam.

A falta de uma qualificação profissional prejudica muitos jovens e trabalhadores que desejam melhorar de vida, pois muitas vezes o curso não é barato e a condição social não permite que gaste tanto assim. O Pronatec foi criado para capacitar jovens e trabalhadores para o mercado de trabalho de forma gratuita, aumentando assim suas chances e expectativas de uma vida melhor.

Como funciona o Pronatec

O Pronatec tem parcerias com várias instituições públicas e privadas, além das escolas da rede S, como SENAI. A partir dessas instituições são oferecidos vagas em cursos técnicos de curta e longa duração, de acordo com a sua escolaridade. São muitos cursos oferecidos nas mais diversas áreas de conhecimento, aumentando a oportunidade de escolha de cada um.

Para quem está cursando o Ensino Médio ou já conclui, o Pronatec oferece cursos técnicos de longa duração, em torno de 1 ano. Para profissionais e jovens que já terminaram seus estudos, há os cursos técnicos de curta duração, também conhecida como cursos de Formação Inicial e Continuada, onde o candidato é qualificado para o mercado de trabalho.

Bolsas oferecidas pelo Pronatec

O Pronatec oferece dois tipos de bolsas, a Bolsa-Formação Estudante e a Bolsa-Formação Trabalhador. A bolsa para os estudantes é direcionada para quem ainda não ingressou no mercado de trabalho e pode ser obtida para quem está cursando ou já concluiu o Ensino Médio. A bolsa para os trabalhadores oferece cursos de pequena duração e qualificam profissionais que já atuam na área, mas que desejam aperfeiçoar o seu trabalho.

Pronatec em Porto Alegre

Em Porto Alegre o Pronatec tem uma grande parceria com o SENAI onde são oferecidos cursos nas mais diversas áreas de atuação. Os cursos oferecidos dependem da demanda de mão de obra da região, por isso que os cursos oferecidos na unidade de Porto Alegre podem não ser os mesmo oferecidos em outros municípios do estado.

Na cidade de Porto Alegre é possível encontrar cursos de Pedreiro, Armador de Ferragens, Carpinteiro, Marceneiro, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Flexografia e Offset, Auxiliar de Recursos Humanos, Desenhista de Moda, Programador de Jogos Eletrônicos, Eletricista Industrial e muito mais.

Quem pode se inscrever no Pronatec Porto Alegre

O processo de inscrição do Pronatec está aberto para qualquer pessoa maior de 16 anos. Pessoas que façam parte de famílias beneficiadas do Bolsa Família também podem participar do programa, assim como estudantes matriculados ou que já concluíram o Ensino Médio em rede pública, agricultores, indígenas, portador de necessidades especiais, profissionais fora do mercado de trabalho e pessoas participantes do CadÚnico.

Como fazer a inscrição no Pronatec Porto Alegre

Cada instituição tem a sua própria forma de selecionar o estudante para o curso, por isso, o mais indicado é que você vá à unidade da instituição desejada e se informe. Se as inscrições estiverem abertas, realize a sua e tire todas as suas dúvidas sobre o programa. Você também pode realizar a sua inscrição pelo portal do Pronatec, apenas informando seu estado, município, escolaridade e turma.

Guia Pronatec

Por meio do site do Pronatec você encontra um guia completo que vai te ajudar a procurar a melhor vaga e a identificar os pré-requisitos para cada curso, assim como os procedimentos do processo de seleção. O guia do Pronatec inclui pesquisas por município, por vagas, por estado e por escola. No site do Pronatec você consegue ter todas essas informações.

 

Pela Web