1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Pronatec Jovem Aprendiz 2017 – Inscrições, Vagas e Cursos

Conseguir um emprego não é fácil, principalmente quando você é um jovem recém formado sem a qualificação necessária. Foi pensando nos jovens e trabalhadores que o Governo Federal criou em 2011 o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O programa tem como objetivo principal capacitar jovens e trabalhadores de baixa renda oferecendo-lhes cursos gratuitos nas categorias técnico, profissionalizante e de especialização.

Conheça um pouco mais sobre o Pronatec

O Pronatec oferece cursos de especialização para jovens que estão cursando ou já terminaram o ensino médio. Ele oferece uma carga horária mínima de 800 horas nos formatos integrados ao ensino médio e cursos técnicos para quem já concluiu a escola.

O Pronatec pode ser feito tanto por estudantes quanto por trabalhadores que desejam obter uma qualificação para melhorar sua trajetória no mercado de trabalho.

proantec

Pronatec Jovem Aprendiz 2017 – Inscrições, Cursos e Vagas

Quem pode participar do Pronatec

Podem participar do Pronatec qualquer pessoa com mais de 16 anos. Candidatos que façam parte de famílias beneficiárias do Bolsa Família estão dentro do programa, assim como estudantes matriculados ou que já concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública. Agricultores, indígenas, membros de comunidades quilombolas, portadores de necessidades especiais, profissionais fora do mercado de trabalho e pessoas inscritas no CadÚnico também podem participar.

Como se inscrever para o Pronatec?

O Pronatec não tem um sistema único de inscrição. Cada processo depende unicamente da instituição de ensino desejada, pois cada uma tem os seus critérios de avaliação. A inscrição acontece na instituição de interesse do candidato, por isso você deve procurar o local. Algumas instituições ainda exigem que o aluno tenha feito o ENEM, então fique atento às exigências. Além disso, trabalhadores rurais, desempregados e alunos da rede pública têm preferência.

Se preferir também pode fazer sua inscrição pela internet, acessando o portal do Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ . Basta informar seu estado, município, escolaridade, instituição e a turma.

pronatec

Pronatec Jovem Aprendiz 2017 – Inscrições, Vagas e Cursos. Imagem:divulgação

Pronatec Jovem Aprendiz

O Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa foi criado em 2014 e tem como objetivo inserir mais jovens no mercado de trabalho. O programa é destinado para adolescentes a partir de 15 anos, sendo que a preferência vai para aqueles estudantes da rede pública e que vivem em situação de vulnerabilidade.

Com o Pronatec Jovem Aprendiz muito mais jovens serão beneficiados, pois as Micro e Pequenas Empresas poderão contratar os jovens com menos custos, pois o Pronatec que irá arcar com todos os custos.

Como funciona o Pronatec Jovem Aprendiz

Conforme as regras impostas pelo programa, a empresa que tiver apenas um funcionário já poderá contratar um Jovem Aprendiz. A empresa deverá arcar recolhendo de 2% do FGTS e com o salário de acordo com as horas de trabalho de jovem, que deve ser entre 4 e 6 horas diárias.

pronatec

Pronatec Jovem Aprendiz 2017 – Inscrições, Vagas e Cursos. Imagem:divulgação

Como participar do Pronatec Jovem Aprendiz

As Micro e Pequenas Empresas interessadas em participar do programa devem realizar a inscrição por meio do portal “Mais Emprego” do Ministério do Trabalho. A partir das inscrições será identificada a quantidade de vagas disponíveis. O Ministério do Trabalho será o encarregado de fazer a relação entre os jovens matriculados no Pronatec e as empresas participantes.

 

Pela Web