1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec Inscrições 2017

O mercado de trabalho está muito concorrido e exige qualificação profissional de seus candidatos. O problema é que muitas pessoas não têm condições de arcar com os custos de uma e acabam perdendo a chance de conseguir um emprego. Com o Pronatec isso muda de figura, pois o programa estimula a população a estudar e a se especializar em diversos cursos técnicos gratuitos oferecidos.

Qualificação através do Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal e distribui bolsas de estudos gratuitas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada. Só não tem uma qualificação boa hoje em dia quem não quer, pois com o Pronatec é possível conseguir um emprego melhor e mudar de vida.

Quem pode se inscrever no Pronatec 2017

O Pronatec foi criado para atender, principalmente, as pessoas de baixa renda sem condições de arcar com os custos de uma universidade ou curso particular.

Por isso, o programa dá prioridade a estudantes do ensino médio da rede pública, trabalhadores que já concluíram o ensino médio na rede pública, pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, e estudantes que cursaram o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral.

proantec

Pronatec Inscrições 2017. Imagem:divulgação

Instituições parceiras do Pronatec 2017

A oferta de cursos através do programa é feita pelas diversas universidades e instituições que são parceiras do programa. Entre elas podemos citar todas as instituições do Sistema S: SENAI, SENAT, SENAC e SENAR.

Além disso, também são parceiras do Pronatec instituições federais de ensino tecnológico, científico e profissional; redes estaduais, municipais e distritais de ensino tecnológico e profissional; e qualquer instituição privada que seja habilitada pelo MEC.

Cursos e Vagas do Pronatec 2017

O Pronatec oferece diversos cursos técnicos e de qualificação para que você possa escolher aquele que melhor se adequar ao seu perfil. Para facilitar ainda mais, os cursos são divididos em três módulos:

– Cursos Técnicos que têm a duração de no mínimo 1 ano e são para aqueles que já terminaram o ensino médio;

– Cursos Técnicos 2 que são parecidos com o módulo citado acima, com a diferença que esses são destinados para quem ainda está cursando o ensino médio;

– Formação Inicial e Continuada que duram no mínimo 2 meses e podem ser feitos por todas as pessoas que são beneficiados por algum programa do governo, como o Bolsa Família.

Dentro desses módulos há muitas opções de curso, como Técnico em Enfermagem, Técnico em Administração, Técnico em Programação e Técnico em Mecânica.

pronatec

Pronatec Inscrições 2017. Imagem:divulgação

Como se inscrever no Pronatec 2017

O Pronatec não tem um sistema único de seleção, pois cada instituição parceira tem os seus critérios e a sua forma de avaliar o candidato. Para se inscrever você pode acessar o portal do programa, informar sua localidade e verificar se há algum curso disponível perto de você.

Outra opção é ir diretamente à universidade desejada e verificar quando as inscrições irão abrir e quais os cursos que serão oferecidos. Na maioria das vezes você pode fazer lá mesmo a inscrição. Através do Bolsa-Formação do Pronatec, serão ofertadas vagas a partir de maio de 2016. As vagas a serem ofertadas estarão disponíveis no Portal do MEC.

PRONATEC

Pronatec Inscrições 2017. Imagem:divulgação

Pronatec nas capitais brasileiras 2017

O programa acontece sempre nas principais capitais brasileiras e na maioria dos municípios. O Pronatec não tem uma sede, você adquire informações sobre o programa indo às unidades das universidades parceiras ou pelo portal do programa. São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Salvador são as principais capitais do Pronatec.

Pela Web