1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec EAD 2018: Inscrições, cursos, Vagas abertas

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico – é um programa do governo federal que continua beneficiando jovens estudantes e trabalhadores de todo o país. Com seus cursos profissionalizantes gratuitos, o Pronatec contribui para a qualificação técnica de jovens que estão em busca de uma oportunidade para conseguirem ingressar no mercado de trabalho.

Oferecendo-lhes todas as aulas teóricas e práticas necessárias para que obtenham o conhecimento exigido pelas empresas e estabelecimentos, o Pronatec é um dos programas que mais contribui para a contratação de jovens entre 16 e 20 anos. Além de seus cursos presenciais, há ótimas opções na educação a distância.

Como funciona o Pronatec

O Pronatec possui uma lista enorme de cursos técnicos gratuitos, presenciais e a distância, que é utilizada pelas escolas parceiras para que possam definir quais dos cursos irão oferecer, sempre observando e levando em conta a região que se localizam e a necessidade de mão de obra, para aumentar ainda mais as oportunidades dos jovens estudantes.

Pronatec EAD 2018

Pronatec EAD 2018. Imagem:diuvlgação

Essas escolas participantes oferecem as vagas nos cursos Pronatec uma vez por ano, permitindo que os interessados se inscrevam pela internet ou presencialmente. A quantidade de vagas é muito relativa e quase nunca divulgada. Como mencionamos, nem sempre a escola irá disponibilizar vagas para todos os cursos ou para aquele que você deseja, por isso às vezes a melhor opção é optar por um curso a distância.

Requisitos do Pronatec EAD

Para participar do Pronatec, o estudante precisa preencher alguns requisitos. O primeiro deles é ser estudante da rede pública de ensino ou da rede privada, mas com bolsa integral. Os cursos do Pronatec são voltados para jovens a partir de 16 anos e a escolaridade é variada, pois cada curso exige uma diferente.

Geralmente são aceitos estudantes que estejam nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio. Mas, como mencionamos, quando as vagas abrirem será preciso conferir o requisito para o curso em específico. Não é preciso ter participado do ENEM e a renda do aluno não deve ser muito grande.

Inscrições do Pronatec EAD

Não há como saber quando as inscrições para o Pronatec vão iniciar em 2018; cada escola oferece as vagas de acordo com sua disponibilidade. As vagas para os cursos a distância serão disponibilizadas juntamente às vagas dos cursos presenciais. Por isso, antes de se inscrever, confira o edital e veja quais cursos são na modalidade EAD.

Pronatec EAD 2018

Pronatec EAD 2018. Imagem:divulgação

Em alguns casos as inscrições são feitas online, diretamente no site da instituição. Em outros, os interessados devem se dirigir até um ponto de atendimento na cidade com seus documentos em mãos.

Não se preocupe, quando for o momento, a escola irá divulgar para a cidade inteira e dificilmente você não ficará ciente do processo seletivo. Ainda assim recomendamos que sempre acompanhe o site da instituição na qual deseje estudar.

Quando você finalizar o curso, o sistema de ensino a distância emitirá automaticamente o seu certificado, que é válido em todo o território nacional. Os cursos têm duração máxima de dois anos.

Pela Web