Pronatec Cursos 2017

Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de popularizar, aumentar e oferecer cursos de educação profissionalizante e técnicos, que ajudem as pessoas a adquirirem uma boa capacitação profissional.

O sistema tem a prioridade em ajudar jovens que não possuem dinheiro para pagar cursos profissionalizantes e que tem dificuldades de encontrar empregos. As pessoas que recebem programas de benefícios de renda, como o Bolsa Família, ganham prioridade no Pronatec.

O programa é financiado pelo Governo Federal, mas só acontece devido a parcerias com instituições educacionais.

Pronatec – Como se inscrever?

É possível se inscrever através do site, ou por meio das instituições parceiras, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ou Sesi (Serviço Social da Industria).

No site(http://pronatec.mec.gov.br) do programa, é possível encontrar todos os cursos disponíveis e saber se a inscrições abertas, para 2017 elas ainda não estão liberadas.

Pronatec – Quem pode se inscrever?

O Pronatec pode ser feito por qualquer pessoa de baixa renda que não tenha condições de pagar estudos, e que tenha feito o Enem no ano anterior.

O programa é famoso por formar trabalhadores, pode ser feito por jovens ou adultos, que estejam trabalhando ou não. Conta com cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada.

pronatec

Pronatec Cursos 2017. Imagem:divulgação

Pronatec – Documentos necessários para a inscrição

Após a aprovação, o candidato deverá levar uma série de documentos até a instituição em que foi aprovado. Onde deverá comprovar todos os dados informados no cadastro, e também levar copias dos documentos pessoais e apresentar os originais, além de comprovante de residência.

É necessário levar o certificado de conclusão do ensino médio, para comprovar o estudo em escola pública. Bolsistas devem levar algum documento que comprove esta condição.

Pronatec Vagas

Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas disponíveis para o Pronatec em 2017. O sistema de ensino é um dos mais procurados do país, principalmente por pessoas desempregadas, que algumas vezes são encaminhadas para os cursos pelos centros de apoio ao trabalhador.

As vagas de empregos estão reduzidas, o que torna o processo de seleção mais complicado. Por isso cada item a mais no currículo é importante, fazendo valer a penas participar dos cursos realizados pelo Pronatec.

pronatec

Pronatec Cursos 2017. Imagem:divulgação

Pronatec – Cursos mais procurados

Nos últimos anos, os cursos mais buscados pelos interessados em realizar o Pronatec, foram os técnicos em informática, controle ambiental, segurança do trabalho, guia de turismo, auxiliar administrativo, farmácia, análises clínicas, enfermagem, eventos e cozinha. A procura deve manter praticamente igual para 2017.

Os cursos do Pronatec são divididos em três categorias:

Cursos Técnicos: A sua duração é de no mínimo um ano, são destinados a pessoas que já concluíram o Ensino Médio;

Cursos Técnicos 2: É parecido com os mencionados acima, porém a única diferença é que são dedicados a estudantes que ainda estão cursando o Ensino Médio;

Formação Inicial e Continuada: Este tipo de curso dura no mínimo dois meses, são feitos para pessoas que recebem algum beneficio dos programas de transferência de renda do Governo Federal.

Recomendados para você:

Pela Web