Pronatec 2016 – BA. Vagas, Cursos e Inscrições

No mundo globalizado de hoje onde a informação circula com rapidez, é preciso ficar antenado e agarrar todas as chances de aquisição de conhecimento. Para os jovens profissionais ou até para aqueles que já estão no mercado de trabalho, os cursos técnicos podem ser uma boa saída.

O governo federal tem programas de incentivo à educação tecnológica, para que mais jovens se capacitem no Brasil. Um deles é o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Pronatec 2016 - BA. Vagas, Cursos e inscrições

Pronatec 2016 – BA. Vagas, Cursos e inscrições (Foto: Divulgação)

Pronatec BA 2016 Inscrições

Na Bahia, de forma semelhante ao que ocorre em outros Estados do Brasil, o programa abrange a distribuição de bolsas de estudos em cursos gratuitos, a partir de parcerias com instituições locais. O Pronatec é aberto para quem concluiu ou ainda esteja cursando o ensino médio em escolas da rede pública de ensino.

As inscrições não possuem custo e podem ser feitas pessoalmente na instituição que oferta o curso na cidade. Para realizar a inscrição, o candidato não pode se esquecer de levar:

  • RG
  • CPF
  • foto 3×4 recente
  • comprovante de residência
  • histórico escolar ou comprovante de matrícula do ensino médio.

Pronatec BA 2016 Cursos

Os cursos gratuitos do Pronatec na Bahia são ofertados por diversas instituições parcerias, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) tem cursos nas áreas de segurança do trabalho, logística, mecânica, química, redes de computadores e eletrotécnica todos voltados a áreas que necessitam de mão de obra qualificada.

pronatec

Pronatec BA 2016. Imagem:divulgação

Pronatec BA 2016 Vagas

Para a capital da Bahia, em Salvador, no momento atual não existem vagas disponíveis para quem já concluiu o ensino médio ou ainda está cursando. Porém, se você morar em uma cidade do interior é possível encontrar oferta de cursos gratuitos abertos pelo Pronatec.

Em Ilhéus, por exemplo, o instituto Federal da Bahia oferece o curso de mestre de obras no período da tarde e o IFBA tem curso gratuito de pedreiro de alvenaria, também pela tarde. Essas oportunidades estão com inscrições abertas para quem já concluiu o ensino médio.

Para saber sobre mais cursos e sobre as vagas disponíveis para as cidades da Bahia, os interessados podem entrar no site oficial do Pronatec em: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/.

Pronatec 2016

Pronatec 2016 – BA. Vagas, Cursos e inscrições (Foto: Divulgação)

Pronatec Entenda Mais Sobre

Pronatec é um programa que tem transformado a vida de muitos jovens brasileiros, dando a oportunidade de estudar e melhorar de vida através da educação. Iniciativa como esta do governo federal não podem parar, pois movimentam a economia, fazem o povo avançar e se desenvolver.

Recomendados para você:

Pela Web