1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Novo Modelo Pronatec 2017

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio (Pronatec) é um programa antigo do governo federal criado para oferecer vagas em cursos técnicos e de iniciação profissional para jovens e adultos. Com a chegada da crise muitos se perguntaram se o programa continuaria existindo, já que todos os anos o governo investe milhões para a abertura de novas vagas. A boa notícia é que o Pronatec está funcionando e agora muito melhor, com mudanças previstas para entrar em vigor ainda este ano. Veja abaixo.

Como Ficou o Novo Modelo Pronatec 2017?

O Pronatec podia ser feito por jovens que ainda estavam cursando o ensino médio ou já tinham terminado, como adultos que buscam melhores oportunidades no mercado de trabalho. Agora com o novo modelo do programa e mais incentivo do governo federal, até mesmo aqueles que fazem o ensino médio por meio do EJA poderão participar.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio (Pronatec). (Imagem: Divulgação)

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio (Pronatec). (Imagem: Divulgação)

O EJA (Educação de Jovens e Adultos) é um tipo de ensino rápido para aqueles que trabalham e não possuem tempo de recuperar tudo de forma normal. Agora essas pessoas também poderão se inscrever para realizar um curso técnico e de capacitação profissional.

Novo Modelo Pronatec 2017 – Ensino Médio

Já para os alunos do ensino médio que antes já podiam realizar o Pronatec, quase nada mudou. Os mesmos requisitos continuam: é preciso estar nas séries finais do ensino médio em escola pública ou já ter concluído; se for em escola privada, é preciso ser na condição de bolsista integral.

Todos os cursos oferecidos podem ser feitos de forma integral, matutino, vespertino ou noturno. Para aqueles que ainda estão no ensino médio as instituições ministram os horários dos cursos de forma a não prejudicam as aulas normais.

O Pronatec oferece vagas em cursos técnicos e de iniciação profissional para jovens e adultos. (Imagem: Divulgação)

O Pronatec oferece vagas em cursos técnicos e de iniciação profissional para jovens e adultos. (Imagem: Divulgação)

Novo Modelo Pronatec 2017 – Mediotec

A grande mudança para os estudantes do ensino médio é a criação e inserção do Mediotec. O programa está sendo considerado o braço direito do Pronatec, pois ambos são bem parecidos. Com o novo programa os alunos poderão fazer um curso técnico concomitante ao ensino médio, para que quando terminem os estudos já estejam capacitados para o mercado de trabalho.

Sendo assim, as aulas do curso técnico serão dadas em conjunto com as aulas do ensino normal, mas ainda não se sabe como. O aluno poderá escolher o curso de acordo com a profissão que deseja seguir.

Novo Modelo Pronatec 2017 – Quem tem Direito?

O novo programa Mediotec poderá ser feito somente pelos estudantes do ensino médio, ou seja, estudantes do fundamental ou aqueles que já terminaram não poderão se inscrever. Para esses a opção é o Pronatec que continuará funcionando e oferecendo vagas.

O Mediotec está sendo considerado o braço direito do Pronatec. (Imagem: Divulgação)

O Mediotec está sendo considerado o braço direito do Pronatec. (Imagem: Divulgação)

Além dos requisitos mencionados, de preferência deve se ter a partir de 16 ou 18 anos e ser de uma família com renda baixa. Há três tipos de cursos que os candidatos do Pronatec podem optar: subsequente, concomitante ou integrado. Cada um é para um tipo de aluno, por isso se informe mais indo a uma instituição de ensino que ofereça cursos técnicos nos parâmetros do Pronatec 2017.

Pela Web