1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23.564 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

MedioTec Inscrições 2017

O presidente da república Michel Temer sancionou, no dia 16 de abril de 2017 a reforma do ensino médio, que inclui o MedioTec. De acordo com o texto aprovado pelo Senado, as mudanças no Ensino Médio começam como uma medida provisória, mas que a ideia é que continue valendo depois de alguns meses, quando a sua aprovação definitiva sair.

Saiba mais informações, acesse: Pronatec 2017 – Inscrições, Cursos e Vagas

MedioTec Inscrições 2017

Os cursos do MedioTec serão oferecidos em parcerias com instituições privadas para estudantes que estão matriculados no Ensino Médio. A ideia é que esses jovens façam os cursos no horário oposto que frequentam o Ensino Médio.

MedioTec Inscrições 2017

MedioTec Inscrições 2017

As inscrições serão feitas na escola que o estudante estuda no Ensino Médio, as vagas serão anunciadas lá , assim como o processo de seleção dos estudantes.

Modalidades dos cursos do MédioTec

As modalidades dos cursos do MedioTec também serão definidas de acordo com a demanda local por mão de obra, pois a intenção é que o estudantes faça estágio em grandes empresas parceiras e tenha a chance de conquistar a sua vaga no mercado de trabalho.

Quando começam as aulas dos cursos do MedioTec?

As aulas dos cursos do MedioTec devem começar em julho de 2017, sendo que os cursos de um a dois anos e meio.

Para mais informações acesse: http://portal.mec.gov.br.

Reforma do Ensino Médio: como funciona

A reforma do Ensino Médio está causando muita polêmica, mas tem como fator principal a ideia de trazer para discussão uma flexibilidade do Ensino Médio no Brasil todo.

Essa reforma quer mudar a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais que são ensinadas nos colégios públicos ao longo dos três anos do ciclo do Ensino Médio, dando assim um novo peso ao ensino técnico e incentiva a ampliação de escolas de tempo integral.

  • Áreas de concentração das disciplinas do Ensino Médio

O currículo das matérias lecionadas no ensino médio será determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, a nova lei já demonstra como a carga horária do ensino médio vai ter uma divisão. Já está certo que tudo que será ministrado em sala de aula estará dentro de uma das seguintes áreas, que são chamadas de “itinerários formativos”:

  • linguagens e suas tecnologias
  • matemática e suas tecnologias
  • ciências da natureza e suas tecnologias
  • ciências humanas e sociais aplicadas
  • formação técnica e profissional

Com essa reforma do Ensino Médio a escola é obrigada a oferecer aos estudantes todas as cinco áreas mencionadas acima, mas deverão oferecer ao menos um dos itinerários formativos.

Carga horária de aulas do Ensino Médio

O texto da reforma do Ensino Médio determina que 60% da carga horária das aulas sejam ocupadas obrigatoriamente por aqueles que são vistos como conteúdos comuns da Base Nacional Comum Curricular, e os 40% restantes são opcionais, de acordo com a oferta da escola e interesse do estudante, mas também seguindo o que for determinado pela Base Nacional.

A defesa do Ministério da Educação para essa parte opcional é que o estudante poderá escolher quais disciplinas serão a base para a formação que terá fora da escola, como a graduação, por exemplo. Nesse conteúdo opcional, o estudante vai poder, caso tenha a oferta, se concentrar em uma das cinco áreas mencionadas acima.

Educação em tempo integral

A medida provisória da reforma do Ensino Médio incentiva o ensino integral nas escolas públicas do Brasil, e determina que a carga horária dos colégios tem que ser ampliada, de maneira gradual e progressiva, até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente os estudantes brasileiros do Ensino Médio estudam o total de 800 horas.

MedioTec Inscrições 2017

MedioTec Inscrições 2017

O texto da reforma do Ensino Médio determina o prazo de cinco anos para que os colégios públicos passem a ter carga horária anual de pelo menos mil horas.  Essa ampliação vai ajudar na formação dos estudantes e na preparação mais completa para o mercado de trabalho.

Saiba mais informações, acesse: Mediotec 2017: Cursos, vagas e inscrições

Apoio financeiro aos estudantes do Ensino Médio

A medida provisória da Reforma do Ensino Médio determina ainda o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, através do qual o Ministério da Educação vai apoiar a criação de 257,4 mil novas vagas no ensino médio integral.

De maneira original, a previsão desse programa era o repasse à rede de ensino R$ 2 mil anualmente para cada estudante, durante quatro anos. O texto aponta  ainda que a política poderá ser aplicada “por dez anos”.

 

Pela Web