1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrições Sisutec 2018 São Paulo, SP

São Paulo é uma das cidades com mais número de escolas técnicas e que mais distribui oportunidades para a população. Além das escolas técnicas espalhadas por cada bairro e região, há unidades de instituições públicas de ensino superior que também reúnem oportunidades voltadas para o ensino técnico, contribuindo assim com a qualificação profissional de milhares de pessoas.

Grande parte dessas vagas de cursos técnicos são disponibilizadas através do SISUTEC, um sistema criado pelo governo federal brasileiro para reunir todas as vagas do âmbito do PRONATEC, um programa que possui parceria com centenas de instituições para que essas ofereçam vagas em seus cursos e contribuam para que mais pessoas consigam se qualificar.

Inscrições Sisutec 2018 São Paulo, SP. (Image: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 São Paulo, SP. (Image: Divulgação)

Como Funciona o SISUTEC São Paulo?

O SISUTEC é um sistema unificado, ou seja, reúne em seu sistema todas as vagas para cursos técnicos do âmbito do PRONATEC, de modo a facilitar a busca por vagas e a inscrição das pessoas interessadas, que antes tinham que participar de vários processos seletivos ao mesmo tempo, organizados por cada uma das instituições.

Esses cursos são disponibilizados por escolas técnicas, institutos federais brasileiros, instituições públicas de ensino superior e ainda pelas escolas do SENAI e do SENAC; todas elas são parceiras do Pronatec e possuem a responsabilidade de continuar contribuindo com a qualificação técnica e cada vez mais aumentando o número de oportunidades.

Quem Pode se Inscrever no SISUTEC São Paulo?

O governo brasileiro impôs alguns requisitos que devem ser cumpridos por todos os interessados em se inscrever no SISUTEC e garantir uma vaga. É obrigatório que todos tenham participado da última edição do ENEM, nesse caso a edição de 2017. Com a nota obtida no exame, que deverá ser divulgada a partir do dia 19 de janeiro, os interessados poderão começar a se inscrever em processos seletivos variados, inclusive o SISUTEC 2018.

Inscrições Sisutec 2018 São Paulo, SP. (Image: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 São Paulo, SP. (Image: Divulgação)

Outro requisito importante é que os candidatos tenham realizado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral. Também é indicado que os candidatos não possuem uma renda muito alta, assim reforça que realmente precisam de uma vaga gratuita. Em geral, é indicado uma renda mensal de até dois salários mínimos.

Como se Inscrever para o SISUTEC São Paulo?

Como mencionamos, as inscrições para o SISUTEC São Paulo devem iniciar no início do ano, logo depois da divulgação da nota do ENEM. Elas acontecerão online, diretamente no portal do sistema disponibilizado pelo INEP.

Inscrições Sisutec 2018 São Paulo, SP. (Image: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 São Paulo, SP. (Image: Divulgação)

Quem deseja participar deve acessar o portal e informar o número de inscrição e a senha do ENEM 2017. Em seguida, o candidato poderá conferir e confirmar seus dados e sua média no exame, partindo para a etapa de busca de vagas. É possível efetuar a busca informando o nome do curso, da cidade ou da instituição. Quando achar o curso desejado se inscreva, avaliando a quantidade de vagas, turno e unidade.

Cada candidato poderá se inscrever em até dois cursos, por ordem de preferência, mas só poderá se matricular em um caso seja selecionado.

Pela Web