1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS

O SISUTEC é um sistema informatizado do governo federal brasileiro que reúne vagas para cursos técnicos profissionalizantes do âmbito do Pronatec. Ele foi criado para que todas as instituições parceiras do programa pudessem oferecer suas vagas em um único lugar, facilitando assim a inscrição de milhares de pessoas ao redor do país.

As instituições parceiras do Pronatec no Rio Grande do Sul são as escolas do SENAI e do SENAC, além de alguns institutos federais. Usando o SISUTEC essas instituições disponibilizam suas vagas uma vez por ano e selecionam os candidatos que tiveram o melhor desempenho no ENEM. Veja como você pode se inscrever nos próximos meses.

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

SISUTEC Rio Grande do Sul 2018

As vagas para o SISUTEC Rio Grande do Sul devem ser liberadas em breve, mais especificamente após o Ministério da Educação liberar as notas do ENEM. Entretanto, os interessados em participar do processo seletivo precisam esperar um pouco mais, pois vários outros processos seletivos são realizados antes do SISUTEC.

Até lá é possível ir se preparando efetuando uma pesquisa de cursos, assim se você ainda não sabe qual profissão seguir, poderá escolher até as inscrições serem abertas. Uma boa alternativa é acessar os sites das instituições que oferecem cursos técnicos em sua região e conferir sua grade curricular.

SISUTEC Rio Grande do Sul: Requisitos

Para poder participar do SISUTEC Rio Grande do Sul todos os interessados deverão cumprir os requisitos mínimos impostos pelo Ministério da Educação. É exigido que o candidato tenha participado da última edição do ENEM, ou seja, nesse caso é o de 2017. Quem não participou da prova que foi aplicada em novembro não poderá se inscrever.

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Outro requisito importante é em relação às escolas: é solicitado que os candidatos tenham realizado todo o ensino médio em escolas públicas ou em escolas privadas com bolsa integral. Em relação a renda, não há um limite máximo, mas é recomendado que a renda dos candidatos não seja muito maior do que dois salários mínimos.

SISUTEC Rio Grande do Sul: Como se Inscrever?

As inscrições acontecem pela internet, no site do sistema. Quando elas abrirem, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico divulgado pelo Ministério da Educação e informarem o seu número de inscrição e a senha do ENEM.

Em seguida terão acesso aos seus principais dados pessoais e à nota obtida no exame. Se tudo estiver correto, basta confirmar. Na página seguinte o candidato poderá selecionar se inscrever para a primeira opção de curso, já que é possível se inscrever em até dois, por ordem de preferência. A busca pela vaga pode ser feita informando o nome do curso, da instituição ou da cidade.

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 Rio Grande do Sul, RS. (Imagem: Divulgação)

Assim que o candidato encontrar a vaga desejada, poderá conferir o turno, unidade e demais detalhes. Antes de confirmar a inscrição, é fundamental também ler e anotar todos os documentos que serão solicitados para a matrícula. Quando ambas as inscrições estiverem concluídas, basta aguardar a divulgação das notas de corte e das classificações a partir do segundo dia.

Pela Web