1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrições Sisutec 2018 Bahia

Graças ao SISUTEC centenas de jovens e adultos já garantiram a sua participação em cursos técnicos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec. Esses cursos são totalmente gratuitos, com duração máxima de dois anos, e servem para capacitar pessoas para o mercado de trabalho, lhes passando todo o conhecimento prático e teórico necessário para que consigam arranjar boas oportunidades de emprego.

Centenas de pessoas todos os anos tentam ingressar em um curso desse tipo, pois eles apresentam menos custos e também são mais rápidos. Uma forma de torna-los mais acessível foi criando o PRONATEC e o SISUTEC. O Pronatec disponibiliza os cursos e firma parcerias com as instituições, que, por sua vez, disponibilizam as vagas por meio do SISUTEC. Veja como participar em 2018.

Inscrições Sisutec 2018 Bahia. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 Bahia. (Imagem: Divulgação)

Como Funciona o SISUTEC 2018?

O SISUTEC 2018 é um sistema usado pelas escolas e instituições parceiras do PRONATEC para oferecer suas vagas nos cursos técnicos do âmbito do programa. Todas as vagas são disponibilizadas no sistema e candidatos do país inteiro podem acessar e se inscrever para a vaga desejada.

Isso representa muito mais facilidade, já que antes cada uma das instituições parceiras realizava o seu próprio processo seletivo, e hoje está tudo mais unificado. Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso, por ordem de preferência, e são avaliados através da nota obtida na última edição do ENEM.

Quem pode Participar do SISUTEC 2018?

Podem participar do SISUTEC 2018 jovens e adultos que cumpram com todas as exigências impostas pelo Ministério da Educação. Sendo assim, é fundamental que os interessados em se inscrever em 2018, tenham participado da última edição do ENEM, que ocorreu em novembro. Aqueles que não foram realizar a prova não poderão se inscrever e terão que esperar mais um ano.

Inscrições Sisutec 2018 Bahia. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 Bahia. (Imagem: Divulgação)

Além disso, os candidatos também devem ter completado o ensino médio inteiro em escolas públicas ou em escolas privadas com bolsa integral. Também é indicado que a renda familiar do candidato não seja maior do que dois salários mínimos. Como os candidatos são selecionados de acordo com suas notas no ENEM, quanto maior for a sua, mais chances você tem de garantir sua participação.

Como se Inscrever para o SISUTEC 2018?

Se você ficou interessado no programa e deseja tentar uma vaga em 2018, já deve estar ciente desde agora de como se inscrever. As inscrições acontecem apenas pela internet, no portal do sistema que é liberado pelo Ministério da Educação algumas semanas antes da abertura das inscrições.

Inscrições Sisutec 2018 Bahia. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Sisutec 2018 Bahia. (Imagem: Divulgação)

Todos os candidatos devem acessar no prazo informado, que geralmente é de uma semana, e informar o número de inscrição e a senha do ENEM. Em seguida, devem conferir e confirmar os seus dados, para então poderem pesquisar as vagas e efetuarem a inscrição para os dois cursos desejados. A pesquisa das vagas pode ser feita facilmente informando o nome do curso, da cidade ou até mesmo da instituição.

Confira todos os detalhes antes de confirmar a inscrição, assim como os documentos que serão solicitados para a matrícula caso você seja selecionado.

Pela Web