1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 2,33 de 5)
Loading...

Idiomas sem Fronteiras

Aprender uma segunda língua pode ser um grande diferencial na conquista de uma vaga no mercado de trabalho ou em concursos públicos. No Brasil, grandes eventos mundiais que foram realizados mostram como o país está atrasado em relação à quantidade de trabalhadores que sabem falar uma língua estrangeira com fluência.

Por isso, o Ministério da Educação lançou recentemente o programa Idiomas sem Fronteiras com o objetivo de capacitar estudantes e professores. Ele funcionará vinculado ao Ciência sem Fronteiras que já possui os cursos pelo Inglês sem Fronteiras.

Idiomas sem Fronteiras como funciona o programa

O Idioma sem Fronteiras tem como objetivo capacitar e melhorar a proficiência em uma segunda língua de estudantes e professores. O programa dará bolsas de estudos para cursos de línguas em entidades conveniadas para os candidatos interessados. Os cursos serão feitos em aulas presenciais ou à distância e incluirão vários idiomas.

Idiomas sem Fronteiras

Idiomas sem Fronteiras – cursos de inglês, alemão, francês e muito mais (Imagem: Divulgação)

Além das línguas estrangeiras, o Idioma sem Fronteiras ainda capacitará estrangeiros com cursos de língua portuguesa. A seleção será feita através de editais específicos da mesma maneira que funciona o Ciência sem Fronteiras.

Convênios e parcerias ainda serão feitos para a realização do programa, por isso ainda não foram divulgados quantos idiomas farão parte realmente da grade de cursos, quantas bolsas estarão disponíveis e nem quais instituições de ensino de línguas irão participar.

Idiomas sem Fronteiras – quem pode participar?

Os estudantes, professores de idiomas de instituições de ensino superior (públicas e privadas), professores de idiomas da rede pública e da educação básica poderão se inscrever para as bolsas.

Idiomas sem fronteiras

Inglês sem Fronteiras (Imagem: Divulgação)

O Inglês sem Fronteiras irá integrar agora este novo programa. O Inglês sem Fronteiras é voltado para a qualificação, em língua inglesa, dos estudantes de graduação e pós-graduação das universidades públicas e privadas do país, que devem alcançar um nível de competência no inglês, antes realizar os exames de proficiência para a entrada nas universidades fora do país.

Idiomas sem Fronteiras – quais os idiomas inclusos no programa?

A previsão do Ministério da Educação é que sete idiomas façam parte do programa, entre eles:

  • inglês
  • francês
  • espanhol
  • italiano
  • japonês
  • mandarim
  • alemão

Cada escola ou entidade que participar do programa com cursos irá ter um núcleo responsável pelo gerenciamento das aulas presenciais e pelas bolsas, além de poder realizar testes de proficiência da língua que darão direito a certificado.

Alunos de qualquer curso de graduação poderão ter direito as bolsas, mas somente os estudantes de licenciatura em língua estrangeira irão concorrer as bolsas de estudo fora do país.

Inglês Online

Com muita correria no dia a dia das pessoas, elas acabam ficando sem tempo para ir até uma escola que disponibiliza aulas de inglês. Optam por aulas mais práticas, que otimizam o seu tempo e seguem o mesmo resultado.

Inglês online é uma ótima opção para você que esta sem tempo. Procure se informar sempre antes de contratar esse serviço, pois como há cursos ótimos de inglês online, onde você aprende rápido e sem sair de casa.

O programa Idiomas Sem Fronteiras do governo federal tem como principal objetivo incentivar o aprendizado de outras línguas à milhares de brasileiros, promovendo o conhecido básico e avançado do inglês, francês e espanhol e ainda oferecendo bolsas de estudo para instituições no exterior. Através do Idiomas Sem Fronteiras os estudantes podem testar o seu nível de proficiência em inglês, além de aprenderem muito sobre gramática e vocabulário. Todos os alunos com bolsas garantidas no programa podem acessar o site para ter mais informações.

Inglês Online

Isfaluno acesso

O aluno do Idiomas Sem Fronteiras pode acessar o site http://isfaluno.mec.gov.br/index/acesso/i/c,  informar o seu CPF e a senha para ter acesso a uma consulta no sistema de inscrição referente ao módulo Centro Aplicador.

Dentro do sistema poderá ter acesso a muitas informações essenciais, por isso não repasse sua senha nem CPF para ninguém.

Resultado TOEFL

Todos os alunos do Idiomas Sem Fronteiras podem realizar o TOEFL, um exame para descobrir a proficiência no inglês. Esse exame é o principal exigido pelas universidades americanas para aceitar alunos, pois, dependendo da nota, significa que ele tem capacidade de assistir às aulas, fazer os trabalhos e entender e falar a língua.

O ISF possibilita que o aluno tenha acesso ao resultado em seu próprio site, até mesmo antes do resultado impresso chegar em sua casa. O resultado pode ser acessado na página do aluno, endereço que passamos anteriormente.

Isf aluno TOEFL ITP

O resultado do exame é decisivo na entrada do estudante na universidade. Se a nota for muito baixa ele não terá muitas chances. Sem falar que a média exigida no exame pode variar de uma universidade para outra ou de um curso para outro. Quanto mais você estudar e maior for sua nota, mais chances você tem de conseguir a bolsa desejada.

Lembre-se que o resultado do TOEFL tem duração de apenas dois anos. Após esse prazo, é preciso refazê-lo.

Curso de inglês online grátis com certificado reconhecido pelo MEC

O MEC disponibiliza todos os anos cursos de inglês gratuitos e online para preparar os estudantes que desejam participar de programas como o ISF ou até mesmo o Ciências Sem Fronteiras. Através desses cursos você aprende inglês sem sair de casa e estará pronto para participar de exames como o TOEFL.

Em alguns casos é preciso ser aluno de uma instituição superior, seja pública ou privada, na graduação, mestrado ou doutorado.

Curso de francês online grátis

Através do Idiomas Sem Fronteiras você também pode aprender francês e ir estudar na França, sabia? Há diversos cursos online que ensinam a língua de forma eficaz, contribuindo para um aprendizado completo e de qualidade. Esses cursos de francês são gratuitos, às vezes sendo preciso pagar apenas o certificado.

Sempre é preciso ver com a instituição se o certificado é reconhecido pelo MEC, assim você poderá usufruir de um ensino dentro da lei e se tornará bilíngue. Há diversos sites ótimos na internet com um conteúdo relevante sobre o francês, onde você aprenderá expressões idiomáticas, gramática, vocabulário e muito mais.

 

Pela Web