1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2018 – Passo a Passo para se Inscrever!

O início do ano está passando correndo e por isso centenas de jovens brasileiros já iniciaram os seus estudos para a próxima edição do ENEM. O exame é realizado prioritariamente por aqueles que irão terminar o ensino médio esse ano e buscam por uma oportunidade de ingressar na universidade ano que vem.

Com o cronograma parcial do ENEM 2018 divulgado, os estudantes já estão cientes de quando iniciarão as inscrições e de quando as provas serão aplicadas. Com essas informações já é possível montar um cronograma de estudos e se programar para ver o máximo possível de conteúdo. Se você irá participar do ENEM 2018 mas ainda não sabe todas essas informações, continue lendo a seguir.

ENEM 2018

O ENEM 2018 continuará com as mesmas regras anunciadas no ano anterior. Uma prova disso é que a prova será novamente aplicada em dois domingos consecutivos e não mais em um único final de semana. Também espera-se que as provas venham com o nome dos candidatos, como aconteceu na última edição. Isso reforça a segurança e evita fraudes.

Quem deseja participar do ENEM 2018 e atingir uma boa média deve iniciar os estudos o quanto antes.

Cronograma do ENEM 2018

O INEP divulgou um cronograma básico do ENEM 2018, contendo as principais datas do evento, envolvendo a inscrição e a aplicação das provas. Um cronograma completo deverá ser disponibilizado no edital, contendo os prazos também para pagamento da taxa e a data para consulta do resultado.

Enem 2018 - Passo a Passo para se Inscrever! (Imagem: Divulgação)

Enem 2018 – Passo a Passo para se Inscrever! (Imagem: Divulgação)

Nesse cronograma liberado nós temos as seguintes informações: a publicação do edital está prevista para o dia 21 de março, e as inscrições devem acontecer entre 7 e 18 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. Aqueles que faltaram na edição de 2017 poderão efetuar a justificativa entre 2 e 11 de abril; nesse mesmo período todos que irão se inscrever devem efetuar o pedido da isenção da taxa, se desejarem.

Como se Inscrever ENEM 2018

As inscrições do ENEM 2018 irão abrir no dia 7 de maio diretamente na Página do Participante. Todos os interessados devem informar primeiramente o número do CPF, depois a data de nascimento e selecionar a imagem de acordo com o que é solicitado.

O candidato deverá preencher todas suas informações, informar qual língua estrangeira deseja realizar a prova e também informar se irá precisar de atendimento especializado no dia da prova. É importante ainda responder ao questionário socioeconômico da forma mais sincera possível.

Mudanças ENEM 2018

Não há nenhuma mudança prevista para o ENEM 2018. Se algo vier a mudar, será anunciado no edital previsto para ser lançado em março ou até mesmo em outras retificações e anúncios realizados pelo MEC.

Agora para solicitar a isenção da taxa o candidato deve possuir um cadastro no CadÚnico ou selecionar a lei de baixa renda. Essas mudanças devem continuar valendo por várias e várias edições.

Enem 2018 - Passo a Passo para se Inscrever! (Imagem: Divulgação)

Enem 2018 – Passo a Passo para se Inscrever! (Imagem: Divulgação)

Passo a Passo para se Inscrever ENEM 2018

Uma vez no site da Página do Participante, o candidato deverá colocar seu CPF e sua data de nascimento. Depois será preciso colocar seus dados pessoais, como nome do pai, nome do pai, onde estudou no ensino fundamental e médio, entre outras informações.

Toda a inscrição em si demora em torno de quinze minutos, podendo ser mais de acordo com cada indivíduo. É fundamental ler com calma todas as perguntas do questionário e responder de acordo com sua realidade. Com a inscrição realizada será preciso imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa até a data prevista no edital, que vence um dia após o término das inscrições.

Pela Web