1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o principal meio de acesso para quem deseja cursar o ensino superior. É por meio do Enem em conjunto com outros programas do governo como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) que o estudante pode concorrer a bolsas de estudos e financiamentos.

O que é Enem 2017?

O Enem é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona os melhores classificados no Exame, com bolsas de estudos em instituições públicas ou privadas de ensino superior. A prova também utiliza as notas do Enem para avaliar os candidatos em outros programas educacionais como Fies, Sisu e ProUni.

enem

enem

Para quem é Destinado o Enem?

O Enem é destinado às pessoas que desejam ingressar no nível superior. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Instituições parceiras do Enem 

Em todo o país o Senai e Senac são as principais instituições parceiras, que oferecem cursos técnicos gratuitos por meio do programa Sisutec. Entre as universidades, as instituições do país que mais se destacam na oferta de cursos e vagas pelo Sisutec são a UNIP e a Anhanguera.

Vagas para o Enem 

Para concorrer a uma bolsa de estudos em universidades particulares os candidatos não podem zerar na redação e obter, pelo menos, 450 pontos nas provas para ser classificado. A nota de corte varia de acordo com a procura pelos cursos.

O gabarito do Enem 2017 ficará disponível no portal do INEP http://portal.inep.gov.br/enem. A consulta é feita mediante a informação da senha e do número de inscrição do candidato no Enem 2016.

Como se Inscrever para o Enem 

As inscrições para o Enem 2017 ainda não começaram. Como todos os anos, as inscrições para o Enem 2017 devem acontecer a partir do mês de maio. A inscrição é feita exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/.

O candidato deve cadastrar uma senha entre 6 e 10 caracteres no portal do Enem e ter em mãos CPF e RG para se inscrever.

Além disso, é necessário possuir um e-mail válido para que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) entre em contato em eventuais momentos.

enem

Enem. Imagem:Divulgação

Para participar do Enem 2017 o candidato deverá efetuar o pagamento no valor de R$63,00 feito no Banco do Brasil através do GRU (Guia de recolhimento de União). Estudantes que estiverem concluindo o ensino médio são automaticamente isentos da taxa.

Também é possível obter isenção da taxa de inscrição através do pedido de carência. Este pedido é feito do final da inscrição. Baseado nas informações prestadas no questionário sócio econômico o Inep avalia se o participante é adequado para o pedido.

Vale lembrar que é necessário comparecer com uma hora de antecedência ao local da prova, para não correr o risco de ficar de fora.

Documentos para Inscrição do Enem 

Os documentos necessários para fazer a inscrição do Enem são CPF, identidade (RG) e um endereço de e-mail válido.

Quem necessita de atendimentos especiais ou específicos, tem que informar durante a inscrição. Para os candidatos que optarem pelo certificado de conclusão do ensino médio, o mesmo devo ser informado no ato da inscrição.

Enem 2017 Redação

A redação tem muito peso na prova do Enem, pois o candidato que zerar na redação não pode utilizar a nota do Enem para os processos seletivos do MEC como o Sisu ou ProUni, por exemplo.

Para garantir uma boa redação, a dica é treinar, escrever muito, no mínimo uma redação por semana, assim você estará mais preparado e se sentirá mais seguro durante a realização da prova do Enem.

Para garantir bom desempenho no Enem 2017 é muito importante, além de estudar muito, estar informado e atualizado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Por isso, fique atento a tudo, leia jornais, revistas, acompanhe blogs, portais noticiosos e sites jornalísticos.

Enem Dicas de Estudo

Confira abaixo algumas dicas para você que vai fazer o Enem 2017 e prestar vestibulares:

  • Priorize os conteúdos nos quais consiga adquirir, ampliar ou consolidar seus conhecimentos.
  • Selecione tópicos dentro de cada disciplina que ainda possam ser explorados e aperfeiçoados.
  • Refaça as provas dos anos anteriores.
  • Leia muito e treine as habilidades de interpretação de texto, com revistas e jornais
  • Na semana anterior à prova diminua o ritmo de estudos.
  • As redes sociais x os direitos humanos
Enem Dicas de Estudo

Enem Dicas de Estudo. Imagem:Divulgação

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, e tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante no fim do Ensino Médio. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a última edição do Enem teve 7.746.118 inscritos. Foram mais de 5,7 milhões de candidatos que participaram do exame.

 

Pela Web