1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2017, Inscrições, Vagas e Taxas

Depois que passou por uma grande reformulação em 2009, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ficou mais atrativo para os jovens, já que a nota tirada na avaliação serve como base para entrada em universidades públicas e privadas. O Enem 2017, também, é obrigatório, para jovens que buscam oportunidades em programas públicos, como Sisu (para instituições públicas), ProUni (instituições privadas), Fies (financiamento estudantil), Sisutec (cursos técnicos em instituições públicas e privadas) são os maiores exemplos.

Para ter acesso a algum desses programas, é necessário não zerar a nota da redação e ter um mínimo de pontuação que pode ser alterada a cada ano.

Portanto os alunos do último ano do ensino médio passam o ano todo pensando nas provas, e qual será o tema da redação de 2017.

enem

enem

Inscrições Enem 2017 

As inscrições para o Enem 2017 serão disponibilizadas pelo INEP (que organiza e aplica o exame). As inscrições acontecem sempre no 1ª semestre do ano, fique atento para não perder o prazo, mas haverá ampla divulgação das datas. Em 2016, o prazo encerrou-se em 20 de Maio.

O que cai nas Provas

A prova do Enem é uma avaliação do conteúdo do ensino médio, são quatro grandes abrangências: língua portuguesa, matemática, ciências da natureza (química, física e biologia), e ciências humanas (geografia, história, sociologia e conhecimentos gerais). Além dessas questões, há a redação, que gera muita ansiedade sobre o tema do ano, já que usualmente usa-se temas atuais que geram impacto na sociedade.

Datas prováveis para prova

As provas do Enem costumam acontecer entre Outubro e Novembro, porém em 2016, com a ocupação de várias escolas pelo país, a prova precisou ser dividida em 2 aplicações, e a 2ª aplicação das provas aconteceu em Dezembro. Nesse ano, o INEP está planejamento alteração no modelo de prova, já que houve um índice de abstenção grande em 2016, que trouxe a necessidade de se auto-reavaliar. Portanto, podemos ter alterações nas datas do que costuma acontecer todos os anos.

Gabaritos Oficiais

Gabaritos Oficiais

Gabaritos Oficiais

Os gabaritos (são 4 tipos de caderno diferentes por dia de aplicação de prova), costumam estar disponíveis 1 semana após a aplicação do exame, porém as notas do Enem 2017, será divulgada, provavelmente, apenas em Janeiro 2018.

Taxas do Enem 2017

A taxa do Enem 2017 ainda não foi divulgada, mas vale se basear na taxa do Enem 2016, que foi de R$ 82,00, porém há dois casos em que se pode pedir isenção da taxa, quando estiver cursando o último ano do ensino médio na rede pública ou quando declarar carência socioeconômica. Fique atento para o vencimento do boleto (caso não tenha a isenção), pois o não pagamento invalida a sua inscrição, o prazo deve ser cumprido.

Pela Web