1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Diferença Entre Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz

Você já ouviu falar em Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz? Tenho certeza que sim, o único problema é que a maioria das pessoas tendem a confundir ambos os programas, isso quando não o consideram a mesma coisa. Diferente do que a maioria pensa, Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz não são coisas iguais, portanto é fundamental estar ciente das diferenças para que possa concorrer a um deles. A seguir, veja o que é cada um.

O Programa Oferece Oportunidade à Jovens e Adolescentes

Tanto o Jovem Aprendiz quanto o Menor Aprendiz oferecem a oportunidade do primeiro emprego ao jovem brasileiro acompanhada de uma qualificação técnico-profissionalizante. Em ambos os programas o jovem realiza um estágio e um curso para que obtenha conhecimento prático e teórico, garantindo assim um futuro melhor e mais oportunidades de emprego.

Tanto o Jovem Aprendiz quanto o Menor Aprendiz oferecem a oportunidade do primeiro emprego ao jovem brasileiro. (Imagem: Divulgação)

Tanto o Jovem Aprendiz quanto o Menor Aprendiz oferecem a oportunidade do primeiro emprego ao jovem brasileiro. (Imagem: Divulgação)

Ambos os programas usam os perfis dos estudantes para encaminhá-los a empresas que são parceiras das iniciativas, no entanto, eles possuem algumas regras pré-definidas que fazem toda a diferença e contribuem para que os jovens sejam enquadrados em um ou em outro. Vale destacar ainda que uma empresa parceira pode aceitar jovens de ambos os programas.

Mas Então, O Que é um Menor Aprendiz?

Segundo a lei, Menor Aprendiz é aquela pessoa – homem ou mulher – menor de idade, que tenha entre 14 e 17 anos, o que exige um contrato diferente entre a empresa e o jovem, estabelecendo horários e valores diferentes, mas que possibilitem que o estudante estude e trabalhe sem o menor problema.

Diferente do Jovem Aprendiz, as empresas contratam os jovens sem que estes tenham qualquer experiência profissional, sendo necessário apenas que estejam cursando o ensino fundamental ou médio. As empresas podem optar por qual programa vão contratar os jovens e, como falamos, podem contratar pelos dois, se assim preferirem.

Diferente do Jovem Aprendiz, as empresas contratam os jovens sem que estes tenham qualquer experiência profissional. (Imagem: Divulgação)

Diferente do Jovem Aprendiz, as empresas contratam os jovens sem que estes tenham qualquer experiência profissional. (Imagem: Divulgação)

E o Que é um Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz abrange jovens de uma forma mais ampla, pois consiste na contratação de pessoas que tenham desde 14 até 24 anos, possibilitando assim que jovens de todas as idades possam ser contratados. No Jovem Aprendiz não é necessariamente obrigado ter uma experiência profissional, pois ela é totalmente opcional ao cargo que a empresa oferece.

Na maioria das vezes as empresas inserem no edital do processo seletivo que não é preciso ter nenhum tipo de experiência, o que permite que qualquer pessoa entre essa idade se candidate. No entanto, algumas empresas para cargos específicos pedem que o jovem tenha algum tipo de experiência. No Jovem Aprendiz são aceitos jovens que estejam cursando o fundamental, médio ou que já tenham concluído ambos.

O Jovem Aprendiz abrange jovens de uma forma mais ampla. (Imagem: Divulgação)

O Jovem Aprendiz abrange jovens de uma forma mais ampla. (Imagem: Divulgação)

Como Participar do Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz?

Para participar dos programas é fundamental aguardar a seleção das empresas ou a abertura de vagas e assim se candidatar. Na maioria dos casos os interessados podem cadastrar seus currículos no site da empresa em questão e assim acessar regularmente para conferir as novas vagas.

Dessa forma, quando surgir uma de Jovem ou Menor Aprendiz, basta clicar para concorrer e aguardar o contato da empresa.

Pela Web