1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

Você já conhece o SENAI? Ele é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial que funciona como uma instituição privada, totalmente sem fins lucrativos, que oferece cursos técnicos a toda população brasileira. Além de cursos técnicos, há os cursos voltados para a aprendizagem industrial que são totalmente gratuitos e de curta duração.

O SENAI também oferece cursos de qualificação profissional totalmente gratuitos, especialmente para aqueles que não têm condições de arcar com as mensalidades de um curso pago. A instituição oferece um ensino de qualidade, teórico e prático, visando proporcionar ao jovem ou adulto maiores oportunidades no mercado de trabalho.

Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

Como funciona os Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

A maioria dos cursos gratuitos do SENAI são oferecidos por meio do Pronatec, portanto é fundamental acessar o site do programa e conferir as vagas. Dessa forma, se estiverem abertas, você só precisa ir até a unidade mais próxima do Senai e efetuar seu cadastro. Para isso o Senai deve liberar um edital contendo todos os cursos, vagas, carga horária e instruções para a participação.

Você só precisa ficar de olho no portal do Senai de seu estado, onde todas as notícias são liberadas, inclusive os editais e os novos processos seletivos.

Quais os Cursos Técnicos Gratuitos SENAI Disponíveis

Como falamos, grande parte dos cursos de aprendizagem industrial são gratuitos, por isso você acessa o portal do Senai de seu estado, confere as opções e se matricula, caso isso seja possível. No entanto, o SENAI também oferece cursos de qualificação gratuitos, como Auxiliar de Confeitaria, Auxiliar de Panificação, Fabricação de Pizzas e Massas, Processo de Sorvetes e Picolés, Técnico em Eletrotécnica, Técnico Têxtil, Auxiliar de Pré Impressão Gráfica, Técnico em Segurança do Trabalho e muitos outros.

No entanto, é fundamental ressaltar que cada unidade oferece cursos de acordo com a mão de obra do mercado. Sendo assim é essencial acessar o portal, selecionar a unidade do seu município e ver quais os cursos gratuitos que estão disponíveis.

Inscrições para os Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

Para efetuar a inscrição no curso de qualificação gratuito você deve acessar o portal do SENAI de seu estado, conferir os processos seletivos em aberto, selecionar o seu município e ver se há oportunidades. Caso não haja nenhuma vaga, você deve continuar acompanhando pelo site, pois em breve novas oportunidades serão disponibilizadas.

Na maioria das vezes os interessados precisam se inscrever presencialmente na unidade, levando RG, CPF, Comprovante de Renda, Certidão de Nascimento e demais documentos descritos na página do curso ou no edital. Em outros casos é possível fazer uma pré-matrícula online e completa-la presencialmente na unidade.

Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

Prova de seleção SENAI

O SENAI seleciona os candidatos para receberem bolsas de estudo e estudarem de graça através de uma prova de seleção, composta de 20 perguntas de Matemática, 20 perguntas de Português, 7 perguntas de Física, 7 perguntas de Química e 6 perguntas de Biologia. Todas as questões são de múltipla escolha e para poder participar os candidatos precisam ter, no mínimo, 14 anos e já ter passado do primeiro ano do ensino médio.

 

Pela Web