1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Cursos Técnicos Gratuitos 2018: Cursos Gratuitos 2018

Os cursos técnicos são uma opção mais acessível para quem deseja se qualificar e conquistar um espaço no mercado de trabalho. Geralmente eles são oferecidos por programas do governo federal, como o Pronatec ou o Sisutec. Instituições públicas e privadas de todo o país firmam uma parceria com esses programas com o intuito de oferecer vagas em sua região.

Com isso, aumenta o número de profissionais qualificados e também as oportunidades de emprego. Quase todo município brasileiro abre as inscrições para cursos técnicos gratuitos pelo menos uma vez por ano. As vagas geralmente são oferecidas por escolas ou institutos de ensino técnico ou até mesmo pela Secretaria da Educação.

Como funcionam os cursos técnicos gratuitos?

Os cursos técnicos gratuitos são aqueles focados diretamente em uma área do setor. Eles preparam o profissional para atuar na empresa ou estabelecimento, capacitando-o através de aulas teóricas e práticas, onde o estudante aprende todos os termos, segredos e meios aplicados no meio daquela profissão.

Cursos Técnicos Gratuitos 2018

Cursos Técnicos Gratuitos 2018. Imagem:divulgação

Geralmente duram dois anos, mas de acordo com o tipo de curso, podem durar apenas alguns meses. Na maioria dos casos todos possuem um certificado válido em todo o território nacional e são avaliados pelo MEC.

Quais são os cursos técnicos mais procurados?

A procura pelos cursos técnicos aumentou muito nos últimos anos, principalmente porque as pessoas começaram a vê-los como uma ótima alternativa para quem não tem condições ou tempo para gastar em uma faculdade.

Além disso, as empresas também começaram a valorizar mais os técnicos, oferecendo mais oportunidades de emprego para esse nível de escolaridade. Atualmente os técnicos são indispensáveis em várias empresas, apesar do preconceito ainda existir.

Milhares de profissões e setores da indústria e do comércio possuem cursos técnicos. Além de serem presenciais, muitos cursos também são realizados à distância e oferecem o mesmo conhecimento que qualquer outro curso. Alguns dos cursos técnicos mais procurados são os seguintes:

Técnico em Administração, Técnico em Agente de Viagens, Técnico em Almoxarife, Técnico em Assistente Administrativo, Técnico em AutoCad, Técnico em Consultoria de Moda, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Design de Sobrancelha, entre outros.

Como se inscrever em um curso técnico gratuito?

Para poder participar de um curso técnico gratuito você deve aguardar as oportunidades surgirem na sua cidade. Como falamos, pelo menos uma vez no ano uma instituição de ensino ou setor irá abrir vagas gratuitas para cursos em diferentes setores. A oferta de cursos é variada e sempre tende a seguir a necessidade do mercado de trabalho da cidade.

É preciso ficar atento nos principais sites de informação da sua cidade, assim como no jornal local. Somente dessa forma você ficará ciente de quando as inscrições abrirem.

Cursos Técnicos Gratuitos 2018

Cursos Técnicos Gratuitos 2018. Imagem:diuvlgação

Será preciso seguir as instruções dadas, mas na maioria dos casos o cadastro é feito presencialmente. Mesmo quando a inscrição pode ser feita online, é preciso ter os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Escolaridade, Comprovante de Renda, Comprovante de Renda, entre outros.

Os cursos tendem a ser direcionados principalmente para os jovens, por isso um dos requisitos é ter a partir de 16 anos e ser estudante da rede pública de ensino.

Pela Web