1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Cursos Profissionalizantes PRONATEC 2018: Cursos Gratuitos 2018

Os cursos profissionalizantes do PRONATEC continuaram sendo ofertados no próximo ano por centenas de instituições brasileiras, mas o risco de que a quantidade de vagas seja menor é grande, devido principalmente à falta de recursos do nosso governo federal. Ainda assim, haverá muitas oportunidades e você já deve começar a se preparar para concorrer.

Os processos seletivos devem iniciar logo nos primeiros meses do ano, por isso se você não sabe nada sobre o PRONATEC, veio ao lugar certo. A seguir descubra como funciona o programa, quais são os requisitos, onde se inscrever e muito mais.

PRONATEC 2018

O PRONATEC é um programa que disponibiliza vagas gratuitas em cursos técnicos subsequentes, de qualificação profissional e FIC – Formação Inicial e Continuada. Os seus cursos são voltados para quem está no ensino médio, já concluiu ou está no mercado de trabalho. Qualquer um pode concorrer desde que preencha os requisitos, dos quais falaremos mais para frente.

Cursos Profissionalizantes PRONATEC 2018

Cursos Profissionalizantes PRONATEC 2018. Imagem:diuvlgação

Todas as vagas do PRONATEC são ofertadas através de instituições públicas e privadas, institutos federais e escolas técnicas, que firmam parceria com o programa. Cada uma das instituições oferece os cursos compatíveis com o mercado de trabalho de sua região. Os cursos possuem duração mínima de um ano e há opções presenciais e à distância.

Requisitos PRONATEC 2018

Para que você possa participar do processo seletivo, deve ter a partir de 16 anos. Essa é a idade mínima, mas alguns cursos exigem 18 anos. É muito relativo e você sempre deve conferir no edital antes de se inscrever. A escolaridade mínima é ensino fundamental incompleto, mas isso também varia de acordo com o curso. Alguns exigem ensino fundamental completo ou ensino médio incompleto ou completo.

Como o foco do programa é ajudar quem não tem muitas condições de pagar um curso, a renda do candidato também não pode ser muito alta. Em geral é recomendado ter uma renda de até dois salários mínimos.

Como se inscrever para o PRONATEC 2018

A maioria das inscrições do PRONATEC acontecem pela internet. Em algumas ocasiões, as instituições ofertantes resolvem disponibilizar as vagas nas unidades do CRAS, CREAS ou SINE de cada cidade. Tanto na inscrição online quanto presencial você deve ter em mãos o seu RG, CPF e demais dados pessoais.

Cursos Profissionalizantes PRONATEC 2018

Cursos Profissionalizantes PRONATEC 2018. Imagem:diuvlgação

O cadastro consiste no preenchimento de um formulário e você deve seguir todas as instruções dadas pela instituição. A formação do cadastro e da matrícula pode ser feita através do e-mail, em um link enviado para você.

Cursos do PRONATEC 2018

O PRONATEC possui uma vasta lista de cursos profissionalizantes, sendo que cada instituição pode escolher quais oferecerá. Por isso uma boa opção é conferir a lista de cursos no site de cada instituição.

Escolas técnicas, do SENAI e do SENAC são as principais ofertantes de vagas, e em seus respectivos sites você sempre encontra uma lista completa dos cursos oferecidos. Caso você já saiba qual curso deseja fazer, procure e veja se ele é ofertado em sua região. Caso não seja, você pode tentar se inscrever na modalidade de curso à distância.

Pela Web