1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Cursos EAD Pronatec 2017

Quem deseja estudar mas não tem condições de arcar com a mensalidade de cursos desejados, certamente se beneficia das iniciativas promovidas pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Criado em 2011 pelo Governo Federal, o programa tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de formação profissional e tecnológica bem como democratizar o acesso de trabalhadores a melhores oportunidades através dos cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional.

pronatec

Cursos EAD Pronatec 2016. Imagem:divulgação

O Pronatec está disponível em todo Brasil, sendo oferecido em escolas públicas, federais, estaduais e municipais, sedes de SENAI, SENAC, SENAR e SENAT, instituições de ensino superior ou ensino técnico. Há uma infinidade de locais para estudar, porém sabemos que nem todos tem tempo disponível para frequentar um curso presencial.

Para muitos, é um desafio arranjar algumas horas livres para investir já que nem sempre a rotina é flexível a ponto de conseguir estudar, portanto pensam na possibilidade de frequentar cursos EAD pelo Pronatec.

Existem Cursos EAD no Pronatec?

Sim, mas são poucos os cursos oferecidos pelo Pronatec na modalidade EAD. Os cursos realizados pelo Senar são algumas destas exceções. O programa oferece acesso, na grande maioria, a cursos presenciais, o que deve afetar os planos de quem está pensando em investir em sua própria capacitação.

Enquanto o programa não disponibiliza mais oportunidades para quem precisa estudar mas não pode frequentar as aulas presenciais, resta procurar outras alternativas. Se você pode dispor de um pouco de dinheiro, pode investir em cursos livres EAD disponibilizados pelo SENAC, que contemplam várias áreas e custos para todos os tipos de orçamentos.

Caso seja necessário, você pode verificar se está apto a participar do Programa SENAC de Gratuitidade, que pode contemplá-lo com uma bolsa de estudos, ou ainda negociar a possibilidade de obter um desconto.

Se de qualquer forma você não puder arcar com mensalidades, saiba que há uma variedade de cursos gratuitos EAD que podem no mínimo dar um bom reforço para o seu currículo enquanto não surge uma oportunidade melhor. Esse é o caso daqueles oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Portal Senado, SEBRAE, SENAR e SENAI.

O grande segredo é não desistir. Pode ser interessante realizar alguns destes cursos sugeridos acima para que desse modo você possa se acostumar ao ritmo e a disciplina necessária para estudar em casa. Assim, quando tiver uma oportunidade melhor de investir em sua formação, já estará plenamente preparado para o desafio.

Cursos EAD Pronatec 2017

Cursos EAD Pronatec 2017

As inscrições, normalmente, são oferecidas anualmente de acordo com as vagas disponibilizadas nas instituições de ensino que possuem a modalidade de Ensino a Distância pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Em alguns casos, as vagas podem ser ofertadas no site do local que deseja realizar sua matrícula ou pelo site do próprio Pronatec.

Para se inscrever é simples, mas antes você precisa ficar de olho no calendário da instituição que você estuda, se certificar que ali tem cursos de Ensino a Distância e esperar a abertura do processo. Normalmente, eles ocorrem todo pelo meio digital, onde você deve dar todas as suas informações, dados pessoas, escolares e até de renda. Não tem tanto segredo, mas é preciso esperar até que as inscrições estejam abertas e todo o passo a passo pode ser conferido dentro do próprio site em questão.

 Pronatec EAD 2017

 Mas, afinal, quais cursos é possível fazer no Ensino a Distância? Vários! São muitas possibilidades mesmo, mas a disponibilidade vai depender de cada estado e as instituições que usam o Pronatec para o EAD. Para você ter uma ideia básica, é possível encontrar cursos de Logística, Administração, Contabilidade, Hospedagem, Multimeios Didáticos, Secretariado, Transações Imobiliárias, Instrumento – Violão e Cenografia. Mas esses são só algumas das milhares de possibilidades.

E isso é ótimo porque fica mais fácil encontrar aquele curso que está de acordo com a área que deseja atuar, afinal, vale a pena investir naquilo que fará diferença para você no futuro, certo? Além disso, torna o aprendizado mais fácil e você faz o seu horário de estudos de acordo com a sua rotina e dia a dia.

EAD gov br Pronatec

Tudo o que você precisa saber sobre o EAD Pronatec está disponível no site oficial do programa ou diretamente nos sites dos estados em parceria com o governo. Para ter uma visão mais ampla do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, você pode acessar o site http://portal.mec.gov.br/pronatec e tirar todas as suas dúvidas. E é muito importante que você faça isso antes de procurar se inscrever nos cursos para que não fique nenhuma dúvida.

Agora, no caso dos estados, por exemplo, é possível acessar o portal diretamente do seu. O de Goiás através do link http://ead.go.gov.br/pronatec_ead/ passa todas as informações necessárias para os candidatos, tem guia para o aluno, tem um documento só para você conhecer melhor os cursos, o que faz, como atua no mercado de trabalho e até como ganha. Na página também é possível acessar os cursos se você já é inscrito.

 Pronatec EAD PE

Mas não é só o estado de Goiás que tem um site todo dedicado ao EAD. O estado de Pernambuco também tem e você pode fazer o acesso por aqui: https://ead.educacao.pe.gov.br. Todas as informações necessárias para se inscrever, o que precisa e outras dúvidas que você pode ter estão aí nesse link.

Pronatec

Pronatec

E são diversos cursos. Tem técnico em segurança do trabalho, informática, administração, recursos humanos, logística, serviços de restaurante e bar, biblioteca, inglês, gerenciamento básico de projetos, técnico em multimeios didáticos, secretaria escolar, hospedagem, comércio, design de interiores. Já os específicos do Pronatec são Manutenção e Suporte de Informática, Mecânica, Prótese Dentária e Segurança do Trabalho.

EAD Pronatec seduc gov br

Já o papel da SEDUC é garantir para toda a população um ensino gratuito e público de qualidade, o que é um direito de todos. A partir desse órgão, o acesso deve ser universalizado e permitir a permanência de todos aqueles que querem usufruir daquilo. Por isso, você pode acessar a SEDUC do seu estado e saber mais sobre suas ações, principalmente relacionadas ao EAD Pronatec.

Pela Web