1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Cronograma do Enem 2018 foi Divulgado!

O Enem – Exame Nacional de Ensino Médio –  é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Aqueles que querem ingressar em uma universidade de alto nível nacional, não podem deixar de estudar para ir bem nesta prova. Com ele, você pode ter acesso a entrada nas grandes universidades federais públicas, através do Sisu, e também conseguir bolsas de estudo pelo Prouni. O exame vai exigir conhecimento em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Português, além de medir o seu aprofundamento em temas atuais na redação.

Cronograma do Enem 2018 foi Divulgado! (Imagem: Divulgação)

Cronograma do Enem 2018 foi Divulgado! (Imagem: Divulgação)

Em 2018, o Enem completará 20 anos. Ele foi criado em 1998 para avaliar a educação no ensino médio brasileiro, mas desde então tem sofrido diversas mudanças no seu formato e na sua função – agora servindo para o ingresso no ensino superior. O Exame Nacional de Ensino Médio tem todos os anos milhões de inscritos para fazer a prova, o que transforma os testes em um desafio ainda maior, devido ao grande número de concorrentes. Por isso, é muito importante estudar todo o conteúdo para ir bem.

Este ano, o candidato deve ficar esperto para as mudanças pontuais que o edital do exame vai trazer, e que serão explicadas no texto abaixo.

Cronograma do Enem 2018

A corrida para o Enem deste ano já começou: os candidatos já devem começar a se preparar nos seus estudos para fazer as questões da prova! O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgaram as datas importantes para o exame deste ano.

Assim como no ano passado, em 2018 as provas também irão acontecer em dois fins de semana, aos domingos. Em 2017 as provas aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro, e este ano a aplicação será nos dias 4 e 11 do mesmo mês. A mudança no formato de aplicação dos cadernos se devem aos candidatos que trabalhavam aos sábados e os sabatistas, que só faziam as 90 questões após o pôr do sol –  aproximadamente pelas sete horas da noite.

O edital com as informações mais completas deve ser anunciado no dia 21 de março, mas o Inep e o MEC também anunciaram outras datas importantes para os candidatos – as inscrições para o Enem 2018 acontecerão entre os dias 7 e 18 de maio. Lembrando que não se pode esquecer de efetuar o pagamento do boleto de inscrição até o final deste mesmo mês, sem o pagamento não é possível completar a inscrição para o Exame.

Principais Mudanças Enem 2018

Assim como nos outros anos, para 2018 o Inep junto ao MEC traz mais algumas mudanças na aplicação das provas. Em 2017, o número de pessoas que se ausentaram do Enem foi grande: cerca de 27% dos inscritos não foram às duas fases da prova, entre eles, quase metade das pessoas que detinham o direito de isenção à taxa de inscrição não foram aos dias de exame.

Cronograma do Enem 2018 foi Divulgado! (Imagem: Divulgação)

Cronograma do Enem 2018 foi Divulgado! (Imagem: Divulgação)

Por isso, neste ano, a organização do Enem está pedindo que os ausentes isentos do ano passado declarem uma justificativa para poder obter o direito para a edição de 2018 da prova. Além disso, o requerimento da isenção à taxa agora não é mais feito durante a inscrição para a prova, tendo que ser feita previamente: entre os dias 2 e 11 de abril.

Inscrições Enem 2018

Para se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio 2018, você deve acessar o site do Inep durante o período de inscrição – que começa no dia 7 de maio e vai até o dia 18 deste mês – e preencher a ficha de inscrição com seu CPF e outras informações pessoais, além da pesquisa de perfil socioeconômico.

Pela Web