Como estudar para o Enem?

Este ano as provas do Enem vão acontecer nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia são 4 horas e 30 minutos de prova. A temática deste dia consiste nas Ciências Humanos e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No segundo dia serão 5 horas e 30 minutos de prova. As matérias deste dia consiste em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Língua Estrangeira (conforme a escolha do participante no momento da inscrição) e Redação.

enem

Como estudar para o Enem? Imagem:diuvlgação

O Enem é uma das portas de entrada para a faculdade, pois é com a nota obtida nessas provas que o participante pode concorrer a bolsas de estudos parciais e integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Algumas pessoas, principalmente os alunos do 3º ano do ensino médio se sentem pressionados a tirar boas notas nesse período. A fase de vestibulares pode causar um grande estresse aos participantes, prejudicando os estudos. Por isso, montamos uma série de dicas de como estudar para o Enem nesse momento de grande pressão psicológica.

Saiba o tempo que você tem para estudar

É comum as pessoas assumirem atividades que elas não têm tempo hábil para realizar. Por isso, é importante você saber quanto realmente terá para se dedicar aos estudos e para realizar outras tarefas.

Como estudar para o Enem?

Como estudar para o Enem? Imagem:divulgação

Uma pessoa que trabalha 8 horas não pode resolver estudar 6 horas por dia, primeiro porque ela não terá tempo para cumprir as seis horas, segundo porque se ela conseguir provavelmente vai estar diminuindo o tempo de descanso que é de extrema importância nessa fase.

Organize-se

Depois de saber o tempo livre que você tem para destinar aos estudos, crie um cronograma diário de cada matéria ou atividades que você pretende fazer naquele dia. Assim você pode deixar a mente livre sem ter que ficar tentando lembrar qual a matéria que você deveria estudar hoje.

Acesse e saiba mais informações: Calendário Prouni 2017

Utilize todas as ferramentas ao seu favor

Use e abuse de post-its, cartolinas, folhas de ofício. Anote tudo que for mais difícil de entender, escreve com canetas coloridas para chamar atenção, cole em lugares visíveis para quando estiver com um tempo sobrando dar uma olhada e ir decorando aos poucos.

hora-do-enem-1

Como estudar para o Enem? Imagem:divulgação

Descubra quais os truques funcionam para você

Montar esquemas, mapas conceituais, resumir textos são ótimas dicas para aquelas matérias extensas, com grandes explicações. Não perca tempo tentando decorar um parágrafo inteiro, selecione as palavras mais importantes e aplique no truque que melhor funcione no seu caso.

Acesse e saiba mais informações: Bolsa do Prouni 2017

Tudo tem limite, até os estudos

Não estude por longas horas, pois o seu corpo vai cansando. Para estudar é preciso estar relaxado, descansado mentalmente e fisicamente.

Como estudar para o Enem?

Como estudar para o Enem? Imagem:diuvlgação

O cansaço causa desconforto e dificulta a concentração das pessoas. Estudar por longas horas muitas vezes por atrapalhar mais do que ajudar. Depois de um tempo você apenas passa a ler, sem que realmente esteja entendendo.

Aproveite as atividades do dia-a-dia para se preparar

Algumas atividades que realizamos durante o dia pode ser um auxilio aos estudos. Por exemplo, enviar e-mails é uma excelente forma de treinar a escrita e se preparar para a redação. Pontue as frases, escreve palavras por extenso ao invés de abreviar, quando estiver em dúvida na escrita, pesquise. Assistir, escutar e ler jornais, revistas e blogs também podem ajudar a estar bem informado e preparado para o tema da redação.

Acesse e saiba mais informações: SISUTEC 2017 – Inscrições, Vagas e Cursos

Seja curioso

Pesquise, pergunte aos amigos, aos familiares, professores e ex-professores. Toda ajuda é relevante nesse período. Peça para alguém te fazer perguntas para treinar, faça textos e dê para alguém corrigir. Existem aplicativos e sites gratuitos com perguntas e respostas para você estudar.

Como estudar para o Enem?

Como estudar para o Enem? Imagem:divulgação

Utilize o tempo e as ferramentas ao seu favor. Não cobre de si mesmo, mais do que você pode dar. Vale mais uma hora de estudo tranquila e eficaz, do que duas horas de estudo conturbado, com interrupções e a cabeça cheia.

Recomendados para você:

Pela Web