Calendário Prouni 2017

Realizar o sonho do acesso ao curso superior é algo que muitos desejam, porém sabemos que nem sempre é possível arcar com os custos de um curso superior. É exatamente por isso que o governo federal em parceria com o MEC (Ministério da Educação) criou diversos programas educacionais que tem como objetivo dar maiores oportunidades de estudo aos jovens do país.

Um desses programas é o Prouni, confira aqui tudo sobre o programa, como participar, quando acontece as inscrições, documentação e muito mais.

ProUni 2017 – Quem pode Participar

O ProUni é um programa do Ministério da Educação, através dele os jovens conseguem ter acesso a bolsas de estudo integrais ou parciais de 50% nas melhores universidades articulares do país.

Pode participar do ProUni:

  • Quem cursou o ensino médio em escola pública
  • Quem cursou o ensino médio em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Quem cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e rede privada na condição de bolsista integral.
  • Pessoas com deficiência
  • Ser professor da rede publica
prouni

prouni

Além disso, para se inscrever no ProUni é necessário que o candidato tenha feito a prova do ENEM e obtido uma nota igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado na redação.

Os candidatos que desejam concorrer as bolsas integrais devem possuir uma renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa, já no caso das bolsas parciais a renda familiar bruta deve ser de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Como utilizar a nota do ENEM

Para participar do ProUni é imprescindível que o candidato tenha feito a prova do ENEM a partir do ano de 2010. Mas vale lembrar que não basta apenas fazer o Exame, é preciso tirar pelo menos 450 pontos nas matérias da prova.

Outro ponto importante é que o candidato não pode tirar nota zero na redação, ou seja, mesmo que a nota nas provas seja 950 e a nota da redação seja zero, o candidato já não poderá mais participar do processo de seleção do ProUni.

Datas e Inscrições do Prouni

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano, uma no início do ano letivo e outra no início do segundo semestre. Para fazer a inscrição é necessário acessar o portal oficial do ProUni pelo link http://siteprouni.mec.gov.br/.

Ainda não foram divulgadas as datas oficiais para as inscrições para o ProUni 2017, mas é sempre bom ficar atento, assim que o cronograma oficial for liberado nós já divulgaremos para você.

Documentação Necessária para Inscrição no Prouni

Para fazer a inscrição é necessário ter em mãos o CPF, além do número de inscrição e a senha utilizada no ENEM.

Durante o processo de inscrição é preciso informar diversos dados, por isso é preciso ter em mãos todos os documentos pessoais, além de comprovantes de renda da família. Vale lembrar que é importante colocar todas as informações corretamente, isso porque, caso seja selecionado, é necessário comprovar as informações cadastradas no momento da inscrição.

Prouni

Prouni

Como escolher a Universidade do Prouni

Milhares de universidades fazem parte do ProUni, por isso a variedade de opções é bastante grande. Para escolher bem a universidade é preciso pensar em dois pontos importantes:

  • O curso desejado
  • Localização

Nem sempre na sua cidade vai ter o curso que você sempre sonhou, por isso é importante pesquisar quais são as universidades que possui o curso, se é longe, se vai ser possível fazer a mudança e muitos outros pontos importantes.

Lembre-se que é importante pesquisar bastante para conseguir a melhor opção para você, afinal o curso superior vai te preparar para a sua profissão. Então fique atento e não perca a oportunidade de fazer o curso dos sonhos pelo ProUni.

Recomendados para você:

Pela Web