1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

9 dicas de como estudar para o Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova que pode ser a porta de entrada para a faculdade. A edição de 2017 terá a prova aplicada no dia 5 e 12 de novembro, sendo que as inscrições aconteceram em maio desse mesmo ano. Ainda dá tempo de estudar para o ENEM, confira 9 dicas infalíveis para ter um bom desempenho no Enem:

9 dicas de como estudar para o ENEM 2018

Para estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é necessário ter disciplina, mas seguindo as dicas abaixo a coisa pode facilitar muito:

Faça um cursinho preparatório

O cursinho preparatório para o Enem pode ser feito em qualquer local do Brasil. O Exame Nacional do Ensino Médio tem uma prova densa e cansativa, por isso é necessário que a pessoa tenha um apoio par estudar.

Fazer um cursinho preparatório é uma forma de conseguir ter uma maior capacitação para tal. Um cursinho pode ser pago ou de graça, tudo depende da forma e do local aonde você vai querer fazer esse cursinho.

cursinho-preparatorio

9 dicas de como estudar para o Enem. Imagem:divulgação

O curso preparatório para o Enem é oferecido por várias instituições de Ensino, aonde a pessoa consegue ter acesso ao estudo de graça, por meio de bolsas de estudo ou de programas sociais. Mas tem também como pagar pelo programa em algumas escolas e ter acesso assim a professores dispostos a ajudar em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Fazendo o cursinho você deve ser um aluno ativo, disposto a tirar as suas principais dívidas e estudar em casa, fazendo os exercícios sugeridos pelos profissionais que estão te dando dicas para o Enem.

Programação de estudo

Sabemos que a vida está corrida, mas para ter uma média boa no Enem é necessário ter uma boa organização. Faça um planejamento de horário, crie uma escala de estudo e siga essa programação a risca, sem excessão.

Acesse e saiba mais informações: Enem Acompanhe sua Inscrição

Provas anteriores do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já teve várias edições, por isso, você pode ter uma ideia de como funciona a prova refazendo os testes de anos anteriores. Para isso, acesse o site do http://www.inep.gov.br. Lá você vai encontrar as provas e os gabaritos delas para saber se as respostas estão corretas.

provas-anteriores-do-enem

Provas anteriores do Enem. Imagem:divulgação

Pegue alguns dias de estudos e refaça esses testes do Enem, com o silêncio necessário use o tempo que precisar para responder. Depois, comece cronometrar as horas que consegue terminar a prova sem parar de responder as questões ou sair do ambiente.

Essa é uma forma de tentar reproduzir o que acontece durante o Exame Nacional do Ensino Médio. Assim vai conseguir cronometrar o tempo e ver se consegue fazer o exame mesmo dentro do tempo previsto, além de conhecer o tipo de questões que tem no Enem.

Simulados do ENEM

Fazer simulados do Enem é essencial. Existem muitos sites que oferecem alguns simulados para que as pessoas consigam entender como o Exame Nacional do Ensino Médio funciona. Procure esses simulados online e faça os testes quantas vezes puder.

simulados-enem

Provas anteriores do Enem. Imagem:divulgação

Também existem formas de fazer simulados do Enem em escolas. Instituições de ensino oferecem esses testes para alunos da organização e até para membros da comunidade.

Leitura de notícias

Faz parte do processo de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio ler notícias na internet e até jornais , revistas e demais formas de comunicação. Estar antenado com o que acontece no mundo pode te render uma boa interpretação de texto e uma linha de reflexão para temas que possivelmente são cobrados em redação.

Acesse e saiba mais informações: PROUNI 2017 – Cursos, Inscrições e Vagas

Temas de redação

Faz parte do processo de estudo para o Enem refazer redações com temas que já foram abordados para estudar para a nova edição do Enem.

enem

Provas anteriores do Enem. Imagem:divulgação

Confira os temas já abordados nesse teste:

  • Tema da redação do Enem 1998: Viver e aprender
  • Tema da redação do Enem 1999: Cidadania e participação social
  • Tema da redação do Enem 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
  • Tema da redação do Enem 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?
  • Tema da redação do Enem 2002: O direito de votar
  • Tema da redação do Enem 2003: Violência na sociedade brasileira
  • Tema da redação do Enem 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
  • Tema da redação do Enem 2005: O trabalho infantil na realidade brasileira
  • Tema da redação do Enem 2006: O poder de transformação da leitura
  • Tema da redação do Enem 2007: O desafio de conviver com a diferença
  • Tema da redação do Enem 2008: A máquina de chuva da amazônia
  • Tema da redação do Enem 2009 (prova reaplicada): “Qual o efeito em nós do ‘Eles são todos corruptos’?” e “Valorização do Idoso”
  • Tema da redação do Enem 2010 (prova oficial): “Ajuda humanitária” e (prova reaplicada): “O trabalho na construção da dignidade humana”
  • Tema da redação do Enem 2011: Viver em rede no século XXI
  • Tema da redação do Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Temas de redação do Enem 2013: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
  • Temas de redação do Enem 2014: “publicidade infantil em questão no Brasil”.
  • Temas de redação do Enem 2015: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”

Leitura das redações nota 1000

Na internet não é complicado achar redações com nota 1000 do Enem. Leia atentamente e veja a forma como os estudantes defenderam as suas ideias, confira o modelo de redação que essas pessoas usaram e a forma como eles conseguiram fazer dessa redação um sucesso.

dicas de como estudar para o Enem

Dicas de como estudar para o Enem. Imagem:divulgação

Depois, reproduza em um novo tema de redação essas facetas e se possível, peça para alguém com mais conhecimento que você em redações, língua portuguesa e afins para avaliar. Assim terá mais chances de aperfeiçoar as suas técnicas de redação.

Hora do Enem

Na Plataforma de Estudo Hora do Enem a pessoa vai encontrar um conteúdo bem completo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. Confira alguns itens para te ajudar a estudar para o Enem que tem no site Hora do Enem:

– Boletim do Enem

Boletim de notícias diário com informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio com duração de dois minutos e abordando tudo o que envolve o exame, indo desde dados que podem cair na prova a data em que a prova será aplicada.

– Programa de TV sobre o Enem

Todos os dias, por meio da plataforma uma área do conhecimento vai ser debatida e será usada como ponto de partida para dicas para os estudantes que vão prestar o Enem. O programa pode ser visto nos seguintes canais:

  • Brasília – Canal 2.3
  • São Paulo – Canal 3.3
  • Rio de Janeiro – Canal 2.3

Pela parabólica em sinal analógico:

  • Polarização horizontal – Frequência 3770

Na TV por assinatura, pelas operadoras de satélite DTH (Direct-to-home) e Cabo que você pode consultar por aqui.

– Vídeos com questões do Enem e respostas

Vídeo resoluções abordando as questões que já caíram nos anos anteriores da prova sendo comentadas por professores;

hora-do-enem

– Vídeos aula com conteúdo focado no Enem

As vídeo aulas vai permitir que você faça uma avaliação naquilo que caiu no Exame Nacional do Ensino Médio e você poderá compartilhar com os seus amigos as resoluções.

– Plataforma de simulados do Enem

A plataforma de simulado online talvez é a melhor coisa dessa base de dados, que vai te ensinar  muito e te ajudar a aperfeiçoar o seu conhecimento focado justamente no Enem. Neste ano de 2016 os estudantes terão acesso a quatro simulados com o formato do Enem.

Para se inscrever no simulado é necessário seguir o passo a passo:

Passo 1: realize a sua inscrição na plataforma de estudos Hora do ENEM por aqui.

Passo 2: a partir do dia 12 de abril vá em Simulados e clique em INSCREVA-SE, para participar dos simulados desejados.

hora-do-enem-1

Hora do Enem. Imagem:divulgação

Se você se inscrever agora será lembrado por e-mail quando o simulado for disponibilizado.Essa ferramenta pode ser o seu diferencial para ter sucesso no próximo processo de seleção de bolsa de estudos, com uma nota maior e com uma melhor classificação como resultado ao tempo dedicado a esse período de estudo.

Acesse e saiba mais informações: Cursos Gratuitos Senai 2017, Cursos, Inscrições e Vagas

Durma e se alimente bem na semana que a prova acontecerá

A alimentação é essencial. Consuma alimentos leves e preze pela sua saúde, ao menos sete dias antes do Enem acontecer, para evitar passar mal no dia da prova. Também é necessário descansar para ter sucesso na prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Pela Web